UNESCO é uma sigla inglesa.
O significado de UNESCO é United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, que, traduzindo-se ao português, designa a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A UNESCO teve sua criação em 1946, logo após o término da 2ª Guerra Mundial. Como pode-se notar pelo nome da organização, ela é ligada às Nações Unidas e tem como objetivo promover a educação, ciência e cultura para contribuir a um mundo com mais segurança e paz. Sua sede se localiza em Paris, na França, e já atua em 112 países.
No Brasil, a representação da UNESCO foi definida em 1964, sendo que seu escritório, localizado em Brasília, iniciou suas competências em 1972, com destaque para as seguintes prioridades: defender uma qualidade de ensino para todos os indivíduos, promovendo o desenvolvimento social e humano. Entretanto, somente na década de 90 que o escritório brasileiro da UNESCO foi fortalecido em relação a suas ações no território.
A organização realiza variadas atividades culturais que servem para preservar e também conscientizar os cidadãos do planeta em relação a importância de conservar o patrimônio cultural, independentemente de sua manifestação/forma.
É a agência das Nações Unidas que trabalha nas áreas da Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.
A UNESCO se destaca pelas ações a seguir:
Não somente a paz e o alfabetismo, a UNESCO diz ter como missão também a erradicação da pobreza, do desenvolvimento sustentável e a igualdade de gênero. A organização acredita que esses problemas podem ser sanados através de uma educação de qualidade, com liberdade para as ideias e para as pessoas.
Desde 2009, Irina Bokova, da Bulgária, é a presidente da UNESCO.
O significado de Unesco está na categoria Significados