Unção dos enfermos é uma expressão pertencente à religião cristã. Unção é um termo originário do Latim unctio, que significa “ato de untar, de passar óleo na pele”, enquanto que enfermo vem do Latim infirmus, que significa “doente”.
O significado de Unção dos enfermos é uma cerimônia cristãa onde os enfermos são ungidos com um óleo sagrado, ou seja, é um ritual que visa confortar a pessoa doente, de forma que seus pecados sejam perdoados e que ocorra um alívio físico e espiritual para este indivíduo.
Na Igreja Católica, a unção dos enfermos é também chamada de “Santa Unção” ou ainda de “Último Sacramento” – também podendo ser denominado de “extrema-unção” – e é um dos sete sacramentos da fé católica, estando em último lugar de acordo com a ordem tradicional.
A extrema-unção é um sacramento cristão que era, anteriormente, ministrado aos cristãos que já estavam em risco iminente de morte, ou seja, in articulo mortis (a ponto de morrer). É esta a razão pela unção dos enfermos ser considerada a última dos sacramentos da Igreja Católica.
Para os cristãos, a origem e conceito de “unção dos enfermos” vem das palavras do apóstolo Tiago. Este afirma que é necessário que a comunidade intervenha, quando há caso de doença, explicando: “Chame os presbíteros da Igreja e orem sobre ele, ungindo-o com o óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o aliviará. Os pecados por ele cometidos serão perdoados.”
A unção dos enfermos ocorre com a aplicação de óleo bento na testa e nas mãos da pessoa enferma, enquanto que um sacerdote ou bispo realiza uma oração litúrgica. Somente um sacerdote ou um bispo possuem a permissão de realizar a extrema-unção – preparando o cristão para o momento de enfrentamento da morte. Hoje em dia, pessoas com doenças graves também podem passar pelo ritual da unção dos enfermos.
Na crença da Igreja Protestante, a unção dos enfermos é também um ritual praticado conforme as palavras do apóstolo Tiago, sendo que vários elementos são similares ao ritual do último sacramento da Igreja Católica. A diferença entre ambas é no objetivo que se enfatiza durante o ritual de extrema-unção – a religião protestante visa ressalta a cura do enfermo, enquanto que a religião católica também enfatiza a preparação e o fortalecimento da alma para a morte.
O significado de Unção Dos Enfermos está na categoria Significados