Unção é uma palavra de origem latina unctione que é o mesmo que untar, cujo significado é o efeito de passar um determinado produto oleoso em alguma parte do corpo. O termo é bastante empregado em círculos religiosos como um elemento importante utilizado em rituais que podem oferecer aos fiéis curas e bênçãos.
Para os cristãos, a unção provém do Espírito Santo, já que é considerada uma capacitação espiritual permitida por Deus. Na Bíblia Sagrada, é possível encontrar a palavra unção em 4 momentos específicos, o que lhe confere 4 tipos: a unção do leproso, a unção do sacerdote, a unção do profeta e a unção do Rei.
A unção do leproso é também conhecida como a unção de cura e perdão e está presente no livro de Levíticos (14, 13 a 18). Uma pessoa doente precisa ser curada e perdoada por Deus para que alcance a salvação de sua alma.
A unção do sacerdote é também conhecida como a unção de santificação e se encontra no livro de Êxodos (40, 12 a 15) para que se possa consagrar em oração. Mas, para isso deve-se primeiramente banhar-se em água, depois se vestir com as roupas sagradas e, em seguida, ser ungido e consagrado para servir a Deus. A unção possui validade eterna.
A unção do profeta é também conhecida como a unção da profecia e está presente no livro I Reis (19, 16) onde se diz que um profeta que deseja pregar a Palavra deve ser ungido por outro maior para que assim tenha condições suficientes para ensinar a vontade de Deus e salvar muitas vidas.
Já a unção do Rei que é também conhecida como a unção de Autoridade ou Real e que se encontra no livro de I Samuel (16, 13) é realizada para que a pessoa adquira autoridade para vencer e fazer cumprir a vontade de Deus. De certa forma, o rei para ser completo deve possuir as três qualidades que são: a profética, a sacerdotal e a real, cujas alusões bíblicas fazem a devida comparação com os presentes que Jesus recebeu dos três reis magos, ou seja, o ouro, o incenso e a mirra, pois que ele é profeta, sacerdote e rei.
O significado de Unção está na categoria Significados