Ultraje é uma palavra usada para indicar um ato de ser contra, mas também é o nome de uma conhecida banda brasileira de rock, o Ultraje a Rigor.
Ultraje é basicamente uma ação que proporciona uma forma de insulto a alguém.
O significado de ultraje pode ser entendido como uma difamação, injuria ou calunia que alguém apresentou contra outra pessoa.
Sendo assim, cometer um ato de ultraje, ou melhor, ultrajar alguém, é quando se usa de desrespeito ou malicia, usando de palavras de baixo calão ou mentiras, e ainda de gestos obscenos que agridem a dignidade da vítima que sofre esses atos.
O ato ultrajante afronta diretamente a moral da vítima ou da sociedade, pois o coletivo sempre preza pelos bons costumes e regras morais que propiciam uma boa convivência. Neste caso, um ato de ultraje vai contra todos esses princípios.
Se por acaso aconteça de um indivíduo praticar desacato contra uma autoridade que esteja exercendo sua função, esse ato é visto e entendido também como ultraje.
No Brasil esse termo se tornou muito popular devido ao nome de uma banda de rock dos anos 80, que tinha o nome de “Ultraje a rigor”. Roger, líder e vocalista da banda teve a ideia de colocar o nome do conjunto de Ultraje, mas no meio da discussão sobre o nome que deveriam colocar, o guitarrista Edgard ficou com dúvidas e perguntou: “O traje? Que traje? O traje a rigor?”, e daí se deu para os integrantes, que esse seria o nome que a banda usaria daí pra frente.
Entre as músicas mais famosas do ultraje a rigor estão: “Marylou” e “Independente futebol club”, “ciúmes”, “inútil” e “Nós vamos invadir sua praia”.
O significado de Ultraje está na categoria Significados