Ultimato é um substantivo masculino com origem do termo em Latim ultimatum, que significa “ultimado”.
O significado de ultimato pode ser explicado como uma proposta, condição ou exigência (ou mesmo um conjunto delas) realizado por um indivíduo.
A palavra ultimato aparece em diversas situações diárias no sentido de “último aviso”.
Exemplos: “O professor deu um ultimato ao aluno encrenqueiro: ou ele se comporta em suas aulas ou será suspenso.”
“Recebi um ultimato de meus colegas de trabalho da universidade. Preciso melhorar meu desempenho e produtividade ou serei excluída do grupo.”
Na área da Diplomacia, o termo ultimato é visto como uma imposição ou último recurso, especialmente em relações entre nações. Nesse caso, um país pode realizar uma intimação (ultimato) sobre alguma situação importante e que necessita de retorno ou mudanças imediatas.
Nas negociações ou na área da economia, o ultimato é utilizado por uma pessoa que precisa garantir uma decisão firme.
Militarmente falando, o ultimato é uma exigência de rendição (imediata) do inimigo, isto é, é uma declaração durante o estado de guerra, realizada por um chefe militar, o qual exige a rendição do inimigo, sob ameaça. O ultimato geralmente ocorria quando uma proposta, realizada por um dos lados, não era acatada ou mesmo respeitada – assim, o ultimato servia para forçar os inimigos à rendição.
Por exemplo, em 20 de março de 1939, ocorreu um ultimato, proferido verbalmente pelo ministro das Relações Exteriores da Alemanha nazista para o ministro das Relações Exteriores da Lituânia. A exigência era que a Lituânia abandonasse a Região de Klaipėda ou ocorreria uma invasão da Wehrmacht (forças armas da Alemanha na época do Terceiro Reich).
Na área jurídica, encontra-se a palavra ultimato para descrever uma determinação que a pessoa, antes de morrer, deixou e que deve ser seguida, isto é, haverá o cumprimento dos desejos de alguém após a sua morte.
O significado de Ultimato está na categoria Significados