Úlcera é um substantivo feminino que significa uma ferida difícil de cicatrizar, na pele ou mucosas. Dentre os possíveis significados de úlcera, também temos qualquer lesão aberta ou ferida.
A palavra úlcera pode ser empregada no sentido figurado, tendo como significados: sofrimento moral intenso ou corrupção moral crescente.
As frases abaixo exemplificam os significados que a palavra úlcera pode adquirir em diferentes contextos:
O termo úlcera é bastante utilizado na área de saúde, variando neste caso o significado de úlcera.
Úlcera de pressão é uma lesão na pele que surge em função da interrupção do fluxo sanguíneo em algum local do corpo, devido à ação de uma pressão elevada por um longo período. A úlcera de pressão também é chamada de úlcera de decúbito, escara e escara de decúbito.
O nome escara é usado quando há uma parte necrosada de tecido ou crosta negra na ferida.
Úlcera péptica é uma lesão aberta que ocorre no tecido do esôfago, estômago e duodeno. A úlcera péptica recebe nomes diferentes, de acordo com a região em que aparece, com os seguintes significados das ulcerações:
Úlcera varicosa, úlcera venosa e úlcera de estase são termos cujos significados se referem a feridas crônicas nas pernas.
A úlcera venosa corresponde a 70% dos casos de úlceras dos membros inferiores e é causada pelo aumento da pressão venosa.
O significado de Úlcera está na categoria Significados