Uivar é classificado pela gramática portuguesa como um verbo de origem latina ululare e que tem como significado a capacidade de berrar ou dar uivos, ulular, e que é bastante característico de animais como, por exemplo, cachorros e lobos que o fazem como forma de se comunicarem entre si.
O uivo de lobos é visto por algumas pessoas como uma forma de expressão mística que possui um significado de cunho espiritual. Tanto que quando uma pessoa sonha com o uivo de algum lobo acredita que está adentrando um novo ciclo de amadurecimento psíquico-espiritual.
Por outro lado, os cães costumam uivar em algumas situações específicas como, por exemplo, quando se sentem presos e solitários. Geralmente eles emitem esses sons em alguns horários, como durante o período da noite ou início da madrugada e/ou logo que o dia amanhece. Em ambos os momentos, nota-se que há muito silêncio na região onde vivem.
Por mais que o uivo passe a sensação de sofrimento ou dor, o animal não está sentindo nenhum dos dois, uma vez que o ato de uivar é a forma em que ele demonstra que está insatisfeito ou frustrado e utiliza esse tipo de som para se manifestar e comunicar com os demais animais.
Uivar também é empregado no sentido figurado para se referir à situação em que uma pessoa esbraveja e vocifera com outras que pode ser acompanhado de gritos ou resmungos.
Embora algumas pessoas costumem achar que uivar e ruivar se tratam de uma única coisa, na verdade não é, pois que ruivar está errado, tendo em vista que este termo não existe na língua portuguesa e caso houvesse não faria nenhuma referência direta ao verbo uivar.
O significado de Uivar está na categoria Significados