Tupperware é uma dessas palavras que fazem a gente lembrar das aulas de português, quando o professor falava daquela tal figura de linguagem – a metonímia. Se você não se lembra, uma metonímia é quando usamos uma marca para falar de um tipo de item ou produto. Tupperware, no caso, é o amigo de toda dona ou dono de casa: aqueles potes plásticos de todos os tamanhos e gostos maravilhosos para guardar alimentos e que podem ir no micro-ondas.
Tupperware já até ganhou uma paródia da Turma da Mônica e os “tapauér” extenderam a utilidade e serviram para guardar lesmas-alieningenas e salvar a Terra. Mas o que você talvez não saiba é que Tupperware é uma marca não só dos salvadores potes plásticos: eles possuem uma grande linha de materiais e acessórios para as cozinhas.
Quando foi criada por Earl Tupper em 1948, a Tupperware surgiu com uma tecnologia inovadora na época: potes de plático que eram capazes de dar certa vedação aos alimentos e ser abertos facilmente. Embora o produto fosse comercializado pelo seu criador há mais de uma década, ele ganhou popularidade através de uma estratégia de venda criada por eles: as revendedoras, donas de casa, realizavam eventos domiciliares como jantares e festas. Com seus convidados felizes e bem alimentados, eles viravam presas fáceis para a venda desses incríveis utensílios.
A demonstração dos produtos da marca Tupperware nestes eventos foi um grande sucesso e representou um avanço às mulheres, que na época raramente possuíam trabalho fora de casa. Com este modelo de negócios, muitas donas de casa conseguíam ganhar seu próprio dinheiro e ter independência de seus maridos. Este modelo de venda continua vigente até os dias de hoje, embora não seja mais o principal modelo da marca, uma vez que a indústria dos potes plásticos hoje em dia possui diversos concorrentes.
A Tupperware entrou na indústria brasileira no final dos anos 70, ao montar uma fábrica em Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. De lá para cá, são quase 4 décadas participando dos lares brasileiros e conquistando a fama com produtos de alta qualidade.
A linha de produtos da Tupperware no Brasil possui desde os tradicionais potes plásticos até jarras e xícaras, mas todos com foco em tornar as tarefas domiciliares mais fáceis e práticas. Por exemplo, um jogo de xícaras para medidas não serve em nada para guardar alimentos, mas com certeza é uma mão na roda na hora de fazer aquelas receitas da vovó que precisam de xícaras de vários tamanhos e você só tem aquelas pequenas de café.
No site da Tupperware, é possível ver a demonstração de produtos através de um belo catálogo, chamado “vitrine virtual”, ou olhando produtos através de categorias ou das linhas. Por exemplo: a categoria micro-ondas mostra todos os produtos da marca que podem ir no aparelho de microondas, especializados em aquecer líquidos, tampar pratos, esquentar comida e até fazer arroz! Já a linha Super Luxo possui copos e jarras da Tupperware com um design arrojado e coloridos.
Hoje em dia é praticamente impossível não conhecer a palavra tupperware, graças a qualidade e praticidade dos produtos, a marca é um item imprenscindível na casa de qualquer chef ou cozinheiro de fim de semana. Ou se você estiver caçando aliens lesmas do bairro do Limoeiro.
O significado de Tupperware está na categoria Significados