Tupã é uma palavra de origem indígena brasileira. O significado de Tupã é bastante discutido, pois há diversas teorias.
Há quem diga que tupã vem de tubama, que quer dizer “pai excelso”. Outros afirmam que tupã vem de tu+pã e quer dizer “Deus”. Existe também a corrente que afirma que tupã vem de teapu e quer dizer “roncar”. Ainda outra teoria afirma que tupã surge a partir da raiz tup e tem o significado de “queimar” ou de “brilhar”.
A teoria mais aceita é que tupã signifique “o trovão”.
A sabedoria popular costuma relacionar o Tupã como sendo o nome do deus supremo na cultura indígena. Essa associação, porém, não é indígena e sim europeia. Os jesuítas, ao chegarem ao Brasil, perceberam que os índios tremiam com o barulho do trovão que, para eles, era algo divino, místico, desconhecido. Assim, para efeitos de catequese, os religiosos associaram tupã ao Deus do cristianismo.
Na verdade, o deus supremo na cultura tupi-guarani chama-se Nhanderuvuçú ou Nhamandú, que quer dizer “alma velha”.
Conta a lenda que foi Nhanderuvuçú que criou as almas e que tambpem criou Iara, que é a personificação das águas. Ele criou Tupã e deixou-o responsável pelo controle do clima, dos ventos, do tempo como um todo. Isso explica porque os índios tinham medo dos trovões: acreditavam que o barulho, na verdade, era Tupã se manifestando de maneira negativa sobre algo ou, ainda, indicando um mau presságio.
Infelizmente a cultura indígena brasileira não é muito difundida no país.
O significado de Tupã está na categoria Significados