O nome tulipa tem origem no idioma turco-otomamo, mais especificamente na palavra tulbend, que significa “turbante” – o adereço que os homens turcos usam e lembram o formato da flor. Tulipas são flores ornamentais pertencentes ao gênero das plantas liliáceas. Isso quer dizer que em cada haste forma-se uma única flor, caracterizada por suas folhas alongadas, sendo que ela pode apresentar seis pétalas ou a forma de pétalas dobradas, chegando a medir entre 30 e 60 cm de altura.
A tulipa é conhecida como a flor nacional do Irã e da Turquia; e contabiliza 109 espécies. A marca registrada da tulipa, sua forma peculiar, expressa uma sensação de conforto e é o que faz dela uma das flores mais famosas do mundo. Elas começam a florescer no início da primavera e, por isso, muitas culturas às associam à ideia de recomeço.
O clima frio é propício para o cultivo das tulipas. Elas crescem em uma floração única a cada ano, produzida a partir de um bulbo. Há várias cores naturais de tulipas, que são resultados de cruzamentos sucessivos entre as espécies ao longo dos anos. É importante destacar que é preciso ter cuidado ao manusear o bulbo da tulipa, que pode liberar uma substância capaz de causar crises de asma, rinite e conjuntivite.
O reduto do cultivo de tulipas no Brasil é o município de Holambra, em São Paulo. A pequena cidade de imigrantes holandeses é conhecida pelo clima propício para o plantio da flor. Os produtores importam os bulbos da Holanda, vendem para floriculturas brasileiras e exportam para os Estados Unidos e outros países.
Vermelhas: tulipas vermelhas representam o amor. A flor é usada para reforçar declarações de amor verdadeiro e reestabelecer a crença nesse sentimento;
Brancas: tulipas brancas expressam qualidades como inocência, humildade e pureza. Além disso, o branco remete ao tributo de remissão e ao perdão – muitas vezes buscado com um buquê de tulipas brancas. Tais flores também são usadas como expressão de respeito e lembrança; podendo aparecer em cerimônias fúnebres.
Roxas: tulipas roxas remetem à realeza. A cor púrpura como referência à nobreza vem da obra Hamlet, de William Shakespeare. As flores nesta cor são comumente encontradas, também, nos buquês de noivas e em obras de arte ucranianas, onde são associadas às noções de primavera e renascimento.
Rosa: as tulipas rosas estão ligadas a várias situações. Uma delas é a ideia de felicidade perfeita. Por isso, elas são usadas em momentos em que as pessoas desejam coisas boas às outras. Enquanto as tulipas vermelhas remetem principalmente a romance, as tulipas rosas fazem as vezes de desejos de afeto, apego e cuidado.
Amarelas: as tulipas amarelas se associam, primeiramente, à amizade. Mas, também descrevem pessoas que irradiam alegria, ao mesmo tempo em que simbolizam um amor rejeitado.
O significado de Tulipas está na categoria Significados