Tufão é o nome que se dá ao ciclone tropical que aparece nos mares orientais, em especial nos mares do Oceano Índico e na China. Trata-se de um fenômeno meteorológico que ocasiona grande destruição por onde passa com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 km por hora.
Fenômenos como este geralmente recebem nomes de pessoas como forma de identificá-los mais rapidamente, seja para mencioná-los na mídia como para emitir possíveis alertas à população.
Ambos os fenômenos meteorológicos são classificados como ciclones, mas a diferença entre um furacão e um tufão diz respeito à localização geográfica em que ocorrem. Se o fenômeno acontece no Oceano Atlântico ou no Pacífico Leste, é considerado um furacão, mas se ocorre no Pacífico Oeste recebe o nome de tufão.
O tufão e o furacão são caracterizados pela baixa pressão e pelos ventos que giram ao redor de seus centros. Regiões localizadas nos Estados Unidos, América Central, Costa do México e Caribe Superior são as que mais sofrem com a incidência de furacões.
Tal prática de nomenclatura aos ciclones tropicais foi realizada no início do século XX. A partir de 1953, os nomes passaram a ser curtos e dentro de uma ordem alfabética. Já em 1979, a Organização Meteorológica Mundial passou a alternar os nomes: ora masculinos, ora femininos.
A organização possui várias listas de nomes que são utilizadas ao longo de cada ano. Contudo, quando esses ciclones provocam desastres os nomes dados se tornam únicos como é o caso dos furacões Matthew e Otto que surgiram em 2016.
Super tufão Haiyan – Considerado o segundo mais forte ciclone que alcançou a velocidade de 315 km por hora, cuja formação registrada foi em 03 de Novembro de 2013 e que atingiu as regiões das Filipinas, Palau e Micronésia matando mais de 4.000 pessoas.
Tufão Tip – Considerado o maior e mais intenso da história que teve sua formação em 04 de Outubro de 1979. O seu pico de intensidade foi de 305 km por hora com tamanho de 2.220 km de diâmetro. Atingiu as regiões de Guam e do Japão e matou diretamente 86 pessoas.
Tufão Vera – Considerado um dos mais mortais da história, alcançou uma velocidade de 305 km por hora e teve sua formação em setembro de 1959. Ele matou mais de 5.000 pessoas e atingiu a região do Japão. Com a devastação, construíram-se o Sistema de Radar Marte Fuji para prever o surgimento futuro de grandes tempestades.
Tufão Nancy - Registrado como aquele que teve os ventos mais fortes, cerca de 343 km por hora. Teve sua formação em 07 de Setembro de 1961 e atingiu as regiões do Japão, Ilhas Ryukyu e Guam matando diretamente entre 172 e 191 pessoas.
O significado de Tufão está na categoria Significados