Em japonês, tsuru é o nome dado ao pássaro grou.
Para os japoneses, tsuru é a ave sagrada do Japão, sendo o símbolo da saúde, da boa sorte, da felicidade, da longevidade e da fortuna.
Segundo uma lenda japonesa, o tsuru pode viver mil anos, sendo o pássaro considerado companheiro dos eremitas, que se refugiavam nas montanhas com o intuito de meditar e acreditando, com isso, adquirir poderes sobrenaturais que evitavam o envelhecimento.
A lenda japonesa também fala que, se uma pessoa chegar a fazer mil tsurus, usando a técnica do origami, a secular arte japonesa de dobrar o papel, e mantiver em sua mente um desejo, ele poderá ser realizado.
Antes da Segunda Guerra Mundial, o tsuru era apenas usado com função decorativa, sendo aplicado para enfeitar o quarto de crianças. Depois da história de Sadako Sasaki, o tsuru ficou associado às orações, sendo ofertados nos templos e acompanhados de pedidos de proteção. Hoje, o origami do tsuru é utilizado em festas do Ano Novo japonês, em batizados, casamentos e outras comemorações, simbolizando a paz e a proteção dos deuses.
Sadako Sasaki, a menina que transformou o tsuru em pássaro da paz para os japoneses, tinha somente 2 anos de idade quando a bomba de Hiroshima foi lançada no Japão, no dia 6 de agosto de 1945. Sem qualquer ferimento, acabou levando uma vida normal, praticando até mesmo atletismo.
Com 12 anos, porém, em 1955, depois de participar de uma prova de corrida, sentiu tonturas e cansaço. O seu estado de saúde piorou nos dias seguintes e acabou sendo diagnosticada com a então “doença da bomba atômica”, acometida por leucemia.
Chizuko, sua melhor amiga, levou papéis de origami numa das visitas e contou a Sadako a lenda dos mil tsurus, dizendo que, se ela fizesse um pedido e dobrasse mil aves de papel, teria seu desejo atendido.
Sadako começou a fazer os origamis, pedindo aos deuses que lhe concedesse a cura. Para chegar aos mil, contou com a ajuda dos amigos e familiares, que iam visitá-la no hospital. No entanto, em 25 de outubro de 1955 acabou morrendo, antes de completar os mil tsurus.
Inspirados por sua força e coragem, os amigos e a família montaram um livro com as cartas escritas por ela e publicaram. Dali surgiu a ideia de construir um monumento para Sadako e para todas as crianças que morreram vítimas da bomba atômica. A ideia encontrou solidariedade em outros jovens, que passaram a arrecadar dinheiro para o projeto e, em 1958, a estátua de Sadako segurando um tsuru dourado foi instalada no Parque da Paz de Hiroshima.
Os jovens e crianças envolvidos no projeto tiveram sua marca escrita na estátua: “Este é o nosso grito. Esta é a nossa reza. Paz no mundo”.
O significado de Tsuru está na categoria Significados