Truste é um substantivo masculino. O termo é adaptado da palavra inglesa trust, que significa “confiança”.
O significado de Truste é estabelecido como a incorporação de empresas envolvidas em um mesmo setor, ou seja, é uma fusão de organizações que abandonam a independência empresarial para se tornarem uma só empresa.
De uma maneira fácil de entendimento, truste é uma única empresa formada por diversas grandes organizações que se tornam sócias.
Truste indica que a finalidade desta incorporação é dominar determinada oferta de serviços ou produtos, sendo caracterizada, portanto, pelo elevado poder de pressão no mercado consumidor.
Dessa forma, há intenção de monopolizar certas mercadorias, pois essa coligação irá controlar um conjunto de empresas. Isso resulta na diminuição da concorrência e no aumento do lucro, o que traz dificuldades para o consumidor ao pesquisar preços (pois é difícil encontrar preços mais baixos do que o imposto pelo truste) – sem que haja qualquer perda na autonomia deste grupo.
De modo geral, os trustes possuem controle em todas as fases da produção dos produtos, isto é, desde a exploração e retirada da matéria-prima, processamento e distribuição deles para os mercados consumidores.
O cartel também é um exemplo de grupo que possui como estratégia econômica dominar determinado mercado e conceituar-se como um grupo secreto (sigiloso) de empresas que atuam no mesmo ramo de negócio que se unem para que acordos sejam estabelecidos entre si.
Esses acordos são variáveis, mas alguns exemplos comuns são:
Igual ao truste, o consumidor não consegue encontrar preços melhores, sendo induzido a adquirir o produto de uma empresa que faz parte dos cartéis.
Se alguma organização não aceita fazer parte dessa ação, possivelmente terá seu negócio sabotado e sofrerá ameaças.
O significado de Truste está na categoria Significados