O Trovadorismo foi um movimento poético e literário que nasceu na região da Provença por volta do século XI. É considerado o primeiro movimento cultural da língua portuguesa e ganhou certa popularidade devido à forma de apresentação das poesias feitas pelos artistas da época que a cantavam acompanhados de instrumentos musicais como a flauta, o alaúde e a viola.
O trovador era o compositor ou autor das poesias e/ou canções, o jogral era o cantor das cantigas, enquanto o menestrel era aquele que possuía mais conhecimento e habilidades artísticas como, por exemplo, cantar e tocar. Por isso, era hierarquicamente superior ao jogral.
As cantigas eram divididas em quatro categorias: amor, amigo, escárnio e maldizer. Nas cantigas de amor, o trovador está apaixonado e se coloca em uma posição inferior à mulher. Dentre os vários elementos deste tipo de cantiga, destacavam-se: o eu lírico masculino e o amor impossível (ele como um vassalo e ela como uma jovem da nobreza).
Nas cantigas de Amigo, o eu lírico é feminino, cuja mulher canta o seu amor para o namorado, sendo que muitas são consideradas tristes, devido ao sofrimento que ela sentia por ver o seu amado partir para a guerra.
Nas cantigas de escárnio, havia muitas indiretas a alguém e as canções eram repletas de duplos sentidos, pois não se revelava o objeto da sátira. Em contrapartida, as cantigas de maldizer citavam nomes e utilizavam frequentemente palavrões.
Em Portugal, o Trovadorismo teve grande destaque, principalmente na região norte do país. O seu apogeu foi alcançado durante os séculos XII e XIII e seu declínio se deu a partir do século XIV.
O único registro que se tem da época é o documento conhecido como Os Cancioneiros, cuja antologia escrita, a qual se tem conhecimento são três obras, a saber: Cancioneiro da Biblioteca (ou da Biblioteca Nacional de Lisboa, no final do século XV ou início do século XVI com 1664 cantigas), Cancioneiro da Ajuda (final do século XIII e conta com 310 cantigas, sendo a maioria de amor) e Cancioneiro da Vaticana ( final do século XV ou início do século XVI e contém cerca de 1205 cantigas).
Dentre os trovadores de maior destaque encontram-se: Aires Nunes, João Garcia de Guilhade, Dom Duarte e Paio Soares de Taveirós - considerado por muitos como o precursor do Trovadorismo português ao compor por volta do ano de 1198 a Cantiga de Guaravaia ou como ficou mais conhecida a Cantiga da Ribeirinha, dedicada à concubina de Sancho I de Portugal, a D. Maria Pais Ribeira ou simplesmente Ribeirinha como era conhecida.
O significado de Trovadorismo está na categoria Significados