Trivial é o adjetivo dado a algo ou alguma coisa que é do conhecimento de todos, que não possui originalidade. Algo comum e que já está banalizado em uma determinada área ou situação e que não causa surpresa ou estranheza em quem o observa. Além disso, também pode ser o nome dado a um famoso jogo de inteligência, composto por perguntas e respostas.
Muitos pesquisadores são unanimes em afirmar que a sociedade atual considera diversas situações e atitudes triviais devido à globalização e ao conhecimento mundial, principalmente influenciado pela internet e outros meios de comunicação, que permitem o compartilhamento de mensagens, imagens e notícias de forma rápida. Dessa forma, determinados estados ou condições acabam se tornando comuns em locais onde antes não eram.
Trivial tem como sinônimos “comum”, “corriqueiro” e “banal”. Esta última sendo uma palavra de origem francesa, utilizada desde os séculos passados no Brasil.
Como antônimos de trivial temos “singular”, “raro”, “peculiar” e “inabitual”, que são usados para descrever coisas e situações pouco vistas ou conhecidas.
“Comum” e “banal” não são os únicos significados para a palavra trivial. Conhecido mundialmente como Trivial Pursuit, o famoso jogo de tabuleiro testa os conhecimentos do jogador nas mais diversas áreas: linguagens, esportes, geografia, matemática, história, etc.
O jogo é um bom meio para descoberta de novos costumes e culturas. Suas primeiras versões incluíam tabuleiros e roletas mais simples. Com o passar do tempo, o jogo começou a ganhar inovações e aparatos eletrônicos.
Atualmente o jogo pode ser jogado por meio de aplicativos para smartphones e tablets, assim como em navegadores de internet.
A detentora da marca é a gigante americana Hasbro, responsável pela fabricação de diversos produtos no ramo de brinquedos e lazer.
O significado de Trivial está na categoria Significados