Transtorno é um substantivo masculino e também flexão do verbo transtornar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim trans, que significa “através” mais tornare, que quer dizer “fazer dar voltas, arredondar”.
O significado de Transtorno quer expressar um efeito ou ato de transtornar, ou seja, frustrar, trazer problemas, dificuldades, empecilhos.
Transtorno é a mesma coisa que contrariedade, alteração, contratempo, prejuízo, atrapalho.
De modo figurado, transtorno pode designar algo que saiu de forma diferente do que era esperado.
Por exemplo:
“Passei por grandes transtornos ao fim do dia, pois fiquei em um congestionamento por conta de um acidente causado por um rapaz menor de idade.”
“Fiquei transtornado com o acidente ocorrido – pobre família!”
Transtornado ou transtornada é o adjetivo para indicar uma pessoa que está revoltada com algum problema, se sentindo chateada com algum acontecimento.
O termo transtorno pode ser usado nos mais diversos contextos.
Por exemplo:
“Resolvemos adiar a viagem por conta dos transtornos meteorológicos causados no destino.”
“É um grande transtorno trabalhar com dor de cabeça.”
Em casos específicos, transtorno pode designar uma perturbação mental, sendo entendido como um comprometimento, sofrimento ou uma anomalia que afeta consideravelmente o desenvolvimento normal das capacidades intelectuais ou psíquicas de uma pessoa. O tratamento para essas situações é através de remédios antidepressivos, técnicas psicológicas e psicanalíticas e outras opções, dependendo a gravidade de cada indivíduo.
Transtorno de personalidade é o nome dado para um transtorno mental (uma condição mental ou psicológica) que se caracteriza como um comportamento social que pode afetar de maneira excessiva nas diversas áreas da vida de uma pessoa, principalmente em relação ao convívio social, mas também abraçando áreas como a profissional, familiar, pessoal, etc.
Existem diversos tipos de transtorno de personalidade, mas um de grande destaque é a Síndrome de Borderline, uma condição psicológica e crônica (não tem cura, mas tem tratamento para aliviar os sintomas) que faz com que uma pessoa tenha demonstrações intensas de emoções, agressividade, automutilação, surtos psicóticos, entre outros sinais.
Muitos confundem esta síndrome com a esquizofrenia ou mesmo o transtorno bipolar.
Já o transtorno bipolar é um problema psicológico adverso que faz com que os indivíduos possuam comportamentos e sentimentos extremos, isto é, opostos.
Quando uma pessoa tem esse transtorno, ela pode passar por fases durante o dia, sendo que em um momento ela estará depressiva e após pode passar para um comportamento eufórico. Ou seja, o transtorno bipolar tem como aspecto as fases depressiva e maníaca.
Outro transtorno extremamente conhecimento é o famoso TOC: o transtorno obsessivo compulsivo. Este é outro transtorno de personalidade que é caracterizado por compulsões e obsessões em repetir comportamentos de forma metódica.
Quando não consegue-se realizar uma certa atividade ou comportamento, a pessoa com TOC sofre imensa agonia. É como se a pessoa tivesse um ritual – que precisa ser cumprido exatamente do mesmo jeito sempre, a fim de diminuir qualquer indício de ansiedade.
Exemplos comuns são a obsessão em checar se todas as portas estão trancadas várias vezes antes de dormir e a obsessão por limpeza.
O significado de Transtorno está na categoria Significados