Trade marketing
Trade = indústria, mercado, comércio, negócio e troca.
Marketing = publicidade, comercialização e promoção.
Esta expressão provém de uma classificação gramatical substantiva, a referida palavra é normalmente citada em expressões que designam vendas e canais de distribuição, seus sinônimos e antônimos são:
“Fulano e Beltrano são formados e atuam com Trade Marketing”.
“Você gostaria de ter estratégias de Trade Marketing aplicada em sua empresa”?
“Campanhas publicitárias e financeiras de sucesso possuem a formatação do Trade Marketing”.
Este conceito surgiu no início dos anos 90 decorrente da troca da relação oferta versus demanda. Neste mercado a procura sempre excedia a oferta, onde há um movimento onde a oferta é muito superior à demanda.
Com o surgimento desta alteração nas relações de mercado, os varejistas, distribuidores e atacadistas passaram a ter papel de importância e destaque como intermediários no consumo.
Assim se dedicaram a esforços em seus departamentos de marketing para contribuir com os meios de produções e vendas, consequentemente criando entre os concorrentes uma acirrada disputa por espaço no mercado.
Trade Marketing é uma ferramenta do ramo de Marketing que visa o aumento de vendas de serviços e produtos em todos os pontos de uma organização empresarial com fins lucrativos.
Como foco principal o Trade Marketing desenvolve suas ações exclusivamente ao desenvolvimento e alinhamento de produtores, fabricantes, comerciantes, distribuidores, vendedores e revendedores pela linha de entendimento, exclusiva das necessidades entre marcas/produtos e consumidores.
Estes sujeitos são tratados com personalização, exclusividade e diferenciais, tão bons quanto os dispensados aos consumidores e destinatários finais.
Por meio de estudos o Trade Marketing une as necessidades do varejo as do consumidor, a oferta das marcas colocadas no mercado.
Para o Trade Marketing tão importante quando conhecer o produto ou serviço, é que se conheça muito bem o negócio de seu cliente, tão bem ou até melhor que o próprio cliente, exigindo assim, especializações e foco para compreender e adquirir conhecimentos específicos das várias cadeias e setores de valores produtivos.
Neste caminho, ele consegue identificar as necessidades, preferências e hábitos dos consumidores, identifica em quais mídias o marketing alcançará maior publicidade daquilo que oferta e orienta todos os canais de venda sobre que tipo de produtos deverá ser fabricado, industrializado e os tipos de consumo que atenderá as preferências dos clientes consumidores.
Define ainda, a contínua melhora e adaptação logística e estratégias de marketing para conquistar os olhos e a fidelidade dos consumidores nos postos de vendas, com ações como, por exemplo: parcerias e incentivos.
Veja, o Trade Marketing compõe três componentes importantes:
Prioritariamente os departamentos de vendas devem ser os responsáveis pelas implementações e ações de Trade Marketing, canalizando os esforços aos canais de venda, aumentando assim a possibilidade de estratégias do departamento comercial, para que o consumidor após as primeiras compras continue mantendo seu interesse pelos produtos.
Assim, as estratégias de Trade Marketing estarão sempre comprometidas com tudo que envolva a venda dos produtos e canais de distribuições, garantido que o objetivo principal seja conquistado: a obtenção de maiores lucros e menores custos!
Lembre-se: Esta estratégia de marketing, está em grande alinhamento com os modelos de negócios atuais, principalmente em meio a crises e recessões que exigem processos eficazes, capazes de gerar eficiência.
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