Significado de Trade Marketing


O que é Trade Marketing



Trade Marketing: compreendendo o significado da expressão

Trade marketing

Trade = indústria, mercado, comércio, negócio e troca.

Marketing = publicidade, comercialização e promoção.

Esta expressão provém de uma classificação gramatical substantiva, a referida palavra é normalmente citada em expressões que designam vendas e canais de distribuição, seus sinônimos e antônimos são:

  • Sinônimo: marketing e estratégia.
  • Antônimo: falha.

Frases de Trade Marketing

Fulano e Beltrano são formados e atuam com Trade Marketing”.

“Você gostaria de ter estratégias de Trade Marketing aplicada em sua empresa”?

“Campanhas publicitárias e financeiras de sucesso possuem a formatação do Trade Marketing”.

O que é Trade Marketing? Esclarecendo o conceito...

Este conceito surgiu no início dos anos 90 decorrente da troca da relação oferta versus demanda. Neste mercado a procura sempre excedia a oferta, onde há um movimento onde a oferta é muito superior à demanda.

Com o surgimento desta alteração nas relações de mercado, os varejistas, distribuidores e atacadistas passaram a ter papel de importância e destaque como intermediários no consumo.

Assim se dedicaram a esforços em seus departamentos de marketing para contribuir com os meios de produções e vendas, consequentemente criando entre os concorrentes uma acirrada disputa por espaço no mercado.

Definindo o Trade Marketing e sua aplicabilidade

Trade Marketing é uma ferramenta do ramo de Marketing que visa o aumento de vendas de serviços e produtos em todos os pontos de uma organização empresarial com fins lucrativos.

Como foco principal o Trade Marketing desenvolve suas ações exclusivamente ao desenvolvimento e alinhamento de produtores, fabricantes, comerciantes, distribuidores, vendedores e revendedores pela linha de entendimento, exclusiva das necessidades entre marcas/produtos e consumidores.

Estes sujeitos são tratados com personalização, exclusividade e diferenciais, tão bons quanto os dispensados aos consumidores e destinatários finais.

Por meio de estudos o Trade Marketing une as necessidades do varejo as do consumidor, a oferta das marcas colocadas no mercado.

Para o Trade Marketing tão importante quando conhecer o produto ou serviço, é que se conheça muito bem o negócio de seu cliente, tão bem ou até melhor que o próprio cliente, exigindo assim, especializações e foco para compreender e adquirir conhecimentos específicos das várias cadeias e setores de valores produtivos.

Neste caminho, ele consegue identificar as necessidades, preferências e hábitos dos consumidores, identifica em quais mídias o marketing alcançará maior publicidade daquilo que oferta e orienta todos os canais de venda sobre que tipo de produtos deverá ser fabricado, industrializado e os tipos de consumo que atenderá as preferências dos clientes consumidores.

Define ainda, a contínua melhora e adaptação logística e estratégias de marketing para conquistar os olhos e a fidelidade dos consumidores nos postos de vendas, com ações como, por exemplo: parcerias e incentivos.

Veja, o Trade Marketing compõe três componentes importantes:

  1. Componentes estratégicos,
  2. Operacionais;
  3. E de execuções.

Prioritariamente os departamentos de vendas devem ser os responsáveis pelas implementações e ações de Trade Marketing, canalizando os esforços aos canais de venda, aumentando assim a possibilidade de estratégias do departamento comercial, para que o consumidor após as primeiras compras continue mantendo seu interesse pelos produtos.

Assim, as estratégias de Trade Marketing estarão sempre comprometidas com tudo que envolva a venda dos produtos e canais de distribuições, garantido que o objetivo principal seja conquistado: a obtenção de maiores lucros e menores custos!

Lembre-se: Esta estratégia de marketing, está em grande alinhamento com os modelos de negócios atuais, principalmente em meio a crises e recessões que exigem processos eficazes, capazes de gerar eficiência.

O significado de Trade Marketing está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Trade Marketing |