Trabalho é, na Língua Portuguesa, um substantivo masculino e flexão do verbo trabalhar (na 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo tem origem no Latim tripalium, que é um instrumento de tortura com três pedaços de madeira.
O significado de Trabalho possui diversas concepções. A definição mais básica da palavra tem como objetivo definir qualquer atividade física ou intelectual, que é realizado pelo ser humano. Tal atividade tem a finalidade de fazer, transformar ou obter alguma coisa.
Ou seja, trabalho traz a ideia de ser o conjunto de atividades realizadas, caracterizado pelo esforço feito por indivíduos com o objetivo de atingir a meta, fim ou propósito. Nesse caso, o termo trabalho também é entendido como os mecanismos mentais ou intelectuais usados para a realização de alguma coisa.
Quando algo for de grande dificuldade, pode-se usar a palavra “trabalho” para denotar a “trabalheira”.
Por exemplo: “Terminar esse projeto me deu muito trabalho.”
O termo trabalho pode ainda designar o lugar onde são aplicados os engenhos para realização de algo ou ainda a própria fabricação/desenvolvimento/elaboração de alguma coisa.
Por exemplo, nas frases:
“Gostaria de viver mais perto do meu trabalho, assim não precisaria utilizar tanto transporte público.”
“Este é um belo trabalho de marcenaria.”
Trabalho também define o ofício ou a profissão de uma pessoa, isto é, seu emprego.
Por exemplo:
“Eu não trabalho, mas estou sempre à procura.”
“O trabalho dela é redigir textos para blogs na internet.”
Ter um trabalho garante ao homem a concretização de sonhos e objetivos de vida. É também uma forma de fazer com que o ser humano demonstre suas ações e iniciativas, além de desenvolver habilidades e aperfeiçoá-las.
Graças ao trabalho, acontece a convivência entre pessoas de diferentes opiniões e valores. Dentro de uma empresa, o trabalho envolve a interação entre colaboradores de modo a fortalecer e estimular o desenvolvimento de relações e do próprio sucesso da organização. Não somente isso, o trabalho faz com que o ser humano tenha seu próprio espaço, podendo ganhar respeito e consideração pelos demais indivíduos.
O trabalho, quando é feito com esmero e dedicação, favorece a autoestima e a satisfação pessoal e profissional.
O Dia Internacional do Trabalhador é celebrado no dia 1º de maio.
Trabalho em inglês pode ser traduzido de várias formas, dependendo do contexto a ser utilizado. São formas mais comuns: work, job, labor (ou labour), gig (forma informal que é o mesmo que trampo, para o português), task e function.
Trabalho infantil é a expressão utilizada para indicar todo o trabalho praticado por pessoas que possuem menos da idade mínima legal permitida para trabalhar, ou seja, é a definição da privação da infância, do potencial e da dignidade das crianças, prejudicando seu desenvolvimento físico e mental.
Cada nação determina uma idade mínima legal. No Brasil, por exemplo, o trabalho não é autorizado – em qualquer hipótese, vale frisar – para crianças e adolescentes entre as idades de 0 a 13 anos. A partir dos 14 anos, existe a opção de trabalhar como aprendiz, enquanto que dos 16 aos 18 anos, as atividades de trabalho são permitidas, porém não podem acontecer durante o período das 22 horas da noite às 5 horas da manhã, sendo que também não podem ser insalubres ou perigosas.
É considerado trabalho infantil aquele que:
O trabalho infantil é mais frequente do que a grande maioria das pessoas pensa e pode ocorrer tanto em locais públicos como privados. Na área rural, por exemplo, o trabalho infantil envolve, principalmente, o trabalho doméstico, além de atividades agrícolas, de carvoarias e mineração.
Na área urbana, muitas crianças e adolescentes podem ser encontrados em fábricas e depósitos, por exemplo, bem como balcões de atendimento. Entretanto, assim como no rural, o trabalho infantil doméstico é muito comum na paisagem urbana, ou seja, quando as crianças do sexo feminino são obrigadas a cuidar da limpeza da casa, da alimentação ou mesmo do zelo dos irmãos mais novos.
Ainda é possível mencionar o envolvimento de adolescentes e crianças pelo tráfico ou ainda para a exploração sexual.
Infelizmente, são muitas as razões para que uma criança ou adolescente comece a trabalhar. Geralmente, os fatores que mais pesam são aqueles associados com a situação familiar, mas também existem alguns que são exteriores a ela. São exemplos:
A sociedade pode e deve denunciar qualquer trabalho infantil, discando para o número 100 (a ligação é gratuita e anônima). Pode-se ainda fazer alguma denúncia no site do Ministério Público do Trabalho ou em órgãos como o Conselho Tutelar do município.
Trabalho em equipe é considerado uma das principais características e habilidades procuradas no mercado de trabalho atualmente. Isso se deve pelos benefícios que essa capacidade proporciona ao ambiente corporativo, como é o caso do cumprimento mais rápido e eficiente de metas e tarefas, assim como o estímulo ao aprimoramento das habilidades de cada um desses profissionais.
O trabalho em equipe é a forma que um determinado grupo atua, em um esforço coletivo, para atingir uma meta ou também para solucionar um problema.
Saber interagir e trabalhar em equipe garante maior confiança entre os funcionários, agrega valor ao serviço e oferece um ambiente mais saudável e positivo, isto é, os colaboradores se sentem motivados para assumir qualquer desafio para ajudar a organização em seu crescimento.
Contudo, o trabalho em equipe não é somente necessário no ambiente empresarial. Ter habilidades para o trabalho de equipe é essencial para os esportes, por exemplo.
Para melhorar a capacidade de trabalhar em equipe, cada pessoa deveria:
O trabalho em equipe é um fator que auxilia na carreira de cada funcionário, melhorando suas relações interpessoais.
Trabalho escravo é um conceito universal, pois é a expressão utilizada para todo o trabalho em que o empregador explora o empregado. Ao longo da história, o trabalho escravo era a forma predominante – chamada de escravidão – onde as atividades eram forçadas, com dominância de um homem sobre os demais, impedindo-os de tomarem quaisquer decisões de forma livre, além de não receber nada em troca pelo “trabalho” prestado.
A expressão trabalho escravo ainda define todas as contratações feitas de maneira legal e que, por fim, acabam explorando o trabalhador.
Atualmente, utiliza-se a expressão “escravidão moderna” para designar as relações de trabalho onde as pessoas são forçadas a exercer atividades contra a sua vontade, sob ameaças, violência física e psicológica e outras formas de intimidação.
De toda forma, o trabalho forçado (ou trabalho escravo) possui duas características: o uso da coação e a negação da liberdade. Em áreas rurais, por exemplo, o trabalhador permanece em local geograficamente isolado – o que dificulta a denúncia ou descoberta dessa ilegalidade.
O trabalho escravo foi declarado ilegal a partir dos meados do século XIX, iniciando o trabalho assalariado como a forma dominante do trabalho. No entanto, o trabalho escravo ainda está presente, mesmo em pleno século XXI, ou seja, mesmo que na Lei esteja extinta, a escravidão ainda acontece na prática.
Ainda ocorre o tráfico de mulheres para prostituição forçada em algumas regiões pobres de países como a Rússia, Tailândia e Filipinas.
Recentemente, no Brasil, foram encontradas diversas pessoas em condições análogas à escravidão. O Estado do Pará lidera o ranking de estados onde mais trabalhadores foram resgatados dessas situações. Logo em seguida aparecem os estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia.
Os sinônimos de Trabalho são:
Os antônimos de Trabalho são: