TPM é o acrônimo, ou seja, a abreviação de Tensão Pré-menstrual.
A tensão pré-menstrual é uma síndrome, um conjunto de sintomas, que atinge as mulheres e que antecede em alguns dias a menstruação, o período fértil feminino que ocorre mensalmente.
As principais características da TPM são irritabilidade e ansiedade, quando nos referimos aos aspectos emocionais. Fisicamente, a TPM pode causar dores de cabeça, dores nos seios e distensão abdominal, causadas principalmente pela retenção de sódio e água no organismo.
Os casos mais graves de TPM apresentam sintomas de depressão, transtorno do pânico e transtorno bipolar, além de baixar a autoestima.
As causas da TPM, segundo a medicina, podem estar relacionadas à alta produção de estrogênio nesse período, e à queda de progesterona. Outros hormônios afetados, que se tornam instáveis no período da TPM, são a dopamina e serotonina. Esses hormônios afetam os neurotransmissores e causam os efeitos psíquicos apresentados na TPM e provocam os outros sintomas por interferir no sistema nervoso central.
Fora da sabedoria popular, que caracteriza como TPM até mesmo as pessoas irritáveis que não estejam no período pré-menstrual, TPM também é a abreviatura em inglês do conceito de Manutenção Produtiva Total, criado no Japão para normatizar a manutenção produtiva dentro das empresas.
Segundo os criadores, a Manutenção Total Produtiva, quando implantada e acompanhada devidamente, pode trazer aumento de produtividade e competitividade, entre outros benefícios.
O significado de TPM está na categoria Significados