Toxoplasmose é o nome dado a uma doença provocada por uma infecção, a qual é causada por um protozoário conhecido pelo nome de Toxoplasma gandii, embora popularmente seja conhecida como a doença do gato, uma vez que o animal é o hospedeiro definitivo da toxoplasmose.
Por ser uma doença infecciosa que atinge seres humanos, mamíferos e aves, mas não contagiosa, exige alguns cuidados imprescindíveis. Por ora, a transmissão da toxoplasmose pode ser realizada de diferentes formas, a saber:
Ferroadas ou picadas de animais e insetos;
Ingestão de carne de boi ou de porco mal cozido;
Contato com as fezes de animais contaminados;
Através da transfusão de sangue;
Transplante de órgãos que pertenceram a pacientes contaminados.
Trata-se do tipo de toxoplasmose cuja transmissão é realizada da mãe para o filho, sendo este ainda feto, durante o período da gravidez pela via transplacentária, ou mesmo durante a realização do parto.
Este tipo de infecção ocasiona grande parte dos óbitos de fetos e também de bebês recém-nascidos.
Este tipo de toxoplasmose é também causado pelo parasita Toxoplasma gandii. Se a infecção ocorrer em um período anterior a 15ª semana de gestação, a taxa de transmissão é bem inferior se comparada à infecção contraída no final da gravidez.
Toda gestante deve fazer exame para checar a sua saúde e as condições da sua gravidez. No caso da toxoplasmose, deve-se fazer a chamada sorologia materna por meio da coleta de sangue para verificar as variantes IgG, IgM.
O IgM apresenta a quantidade ativa de anticorpos contra a doença (IgM ativo é igual a infecção ativa), enquanto o IgG apresenta a memória da doença (se já teve a enfermidade antes).
Outra importante variante é conhecida como IgA, cujo teste é solicitado pelo médico para verificar a possível evolução da infecção. Por ora, mesmo que o IgM indique a toxoplasmose recente, é provável que a mesma continue em nível elevado mesmo que tenha completado um ano, e com o teste de IgA é possível normalizar a situação após 6 meses de infecção adquirida, ainda que a toxoplasmose surja na paciente de forma benigna e que geralmente é caracterizada por uma linfadenopatia localizada ou então generalizada.
Os principais sintomas que caracterizam o surgimento da Toxoplasmose são os seguintes:
Geralmente o tratamento da infecção é realizado com a ingestão de antibióticos como é o caso da espiramicina ou mesmo de antiparasitário devidamente indicado pelo médico.
O significado de Toxoplasmose está na categoria Significados