Tosco é um adjetivo e também flexão do verbo toscar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim tuscus, que significa “vil, de baixa qualidade”.
O significado de Tosco se refere a algo ou alguém que é rude, desajeitado, bruto ou mal-acabado. Em diversos contextos, o termo tosco pode designar alguma coisa grosseira, inculta, bronca, selvagem, caipira, suburbano, bárbaro, entre outras ideias.
Uma pessoa tosca é aquela que não tem refinamento, elegância, eloquência, agindo por meio de comportamentos inadequados.
Na área da manufatura, tosco é um termo utilizado para identificar um material que permanece em seu estado original, isto é, aquele material que não foi trabalhado, nem lapidado, nem esculpido, nem lavrado.
Ainda, pode-se empregar tosco para produtos, serviços ou objetos que foram precariamente executados, não tendo um mínimo de cuidado e com carência em qualidade. É sinônimo de medíocre, nesse caso.
Um exemplo também é usado no futebol – quando tosco denomina um jogar que é desajeitado, que não apresenta nenhuma habilidade.
Do Latim, surgiu o termo tuscus, que se referia a Vicus Tuscus, um bairro etrusco localizado em Roma, não sendo bem renomado, isto é, um bairro com baixa reputação.
Sabe-se que, culturalmente falando, os etruscos e romanos rivalizaram por muitos anos. Naquela época, era muito comum se referir a cultura do outro como algo inferior, sendo um ataque verbal feito de ambas as partes.
Por isso, até hoje o termo tosco indica uma cultura ou somente um aspecto desta que tem uma qualidade inferior – graças a essa rixa entre etruscos e romanos.
O significado de Tosco está na categoria Significados