Torpor é classificado na gramática portuguesa como um substantivo feminino, cuja origem é latina (torpore) e é o mesmo que estado alterado de consciência. Pode indicar um entorpecimento, moleza, preguiça ou mesmo indolência.
Como um estado mental de ordem natural, pode ser causado de forma induzida, por algum problema de saúde ou então através de doença, cuja duração pode variar entre algumas horas como até meses dependendo do caso.
O torpor pode ser descrito como uma leve letargia e não deve ser confundido com o coma, que é um estado de comprometimento da consciência. Ele pode ser um estágio da obnubilação da consciência. Na medicina, o torpor pode ser uma condição em que a sensibilidade sofre um decréscimo, assim como do movimento de alguma parte do corpo.
Em sentido figurado, torpor é o mesmo que insensibilidade, frieza, ausência de vontade de agir ou atuar, bem como indiferença, apatia e inércia moral. As palavras antônimas a torpor são: vida, iniciativa, vivacidade, diligência, presteza e movimento.
Como exemplo em frases, a mais famosa é do filósofo Epicuro (341 a. C. - 270 a. C.) que diz: “Entre os homens e na maioria dos casos tem-se que a inatividade significa torpor, enquanto a atividade é o mesmo que a loucura”.
Em Zoologia existem dois termos: Torpor e Hibernação. O primeiro consiste na economia de energia que é realizada através de determinadas ações como a diminuição do ritmo cardíaco ou da temperatura corporal (também chamada de hipotermia).
No caso de algumas espécies marinhas, o metabolismo é alterado e passa a produzir mais amônia ao invés de ureia, a qual é mais tóxica e assim permite a sobrevivência em locais onde a oxigenação é baixa e há pouca oferta de alimento. Como exemplo de animais que realizam o torpor, tem-se: o Beija-Flor, a Marmota, o Morcego e o Cão-guaxinim.
Já a hibernação é um recurso ou estado letárgico utilizado por animais como, por exemplo, o urso durante o período do inverno para poupar as funções vitais do organismo. Eles entram em um estado de sonolência e podem ficar inativos por várias semanas.
Tanto o Torpor quanto a Hibernação são extremamente importantes para a sobrevivência das espécies quando se encontram em ambientes desfavoráveis.
O significado de Torpor está na categoria Significados