Todavia é uma conjunção coordenativa adversativa da gramática portuguesa e que apresenta o significado de oposição ou contraste dentro de alguma frase.
Do mesmo modo, a palavra todavia pode ser empregada com o intuito de apresentar algum tipo de compensação como se pode observar na seguinte frase: “Saí à procura do presente do seu pai logo cedo, todavia houve um imprevisto no trabalho e terei que adiar a surpresa para amanhã”.
Além de estabelecer a ligação entre duas orações, a palavra todavia pode ser empregada para indicar alguma comparação e/ou grau. Por exemplo: “O Gol de Fabio, todavia, é mais potente do que o Onix de Pedro”; ou seja, o carro do primeiro se mostra melhor do que o veículo do segundo.
Todavia pode ser utilizada com significado semelhante ao de “mas” ou “apesar”. Por exemplo: “Tenho vontade de encontrá-lo para dizer-lhe algumas boas verdades, todavia receio em falar mais do que devo e estragar tudo”.
Todavia pode ser empregada em uma oração com o sentido de correção de algum dado mencionado anteriormente. Por exemplo: “Você quer estudar inglês amanhã, todavia terá prova na próxima semana?”.
Por outro lado, a grafia correta do advérbio todavia é com todas as letras reunidas, tendo em vista que a palavra “toda via” não existe na gramática portuguesa. Todavia Livros é o nome de uma editora brasileira, localizada em São Paulo que publica obras nacionais nos mais diferentes gêneros literários.
Os sinônimos de todavia são:
Os antônimos de todavia são:
Todavia é ainda o título de uma canção espanhola gravada pelo cantor Alexandre Pires que fez parte da trilha sonora da novela “Da Cor do Pecado” da Rede Globo, exibida em 2004.
O significado de Todavia está na categoria Significados