TOC é a sigla para Transtorno Obsessivo Compulsivo, que é um distúrbio psiquiátrico, caracterizado pela presença de obsessões, compulsões, ou ambas, que causam sofrimento ao indivíduo portador do problema. Obsessão por higiene e simetria, perfeccionismo extremo e manias podem ser significados do TOC.
Obsessões são pensamentos e impulsos involuntários, que causam grande ansiedade e desconforto, obrigando quem tem o transtorno a executar rituais ou compulsões.
Compulsões são ações físicas e mentais (pensamentos compulsivos) executadas em resposta às obsessões, no intuito de afastar as ameaças imaginárias ou aliviar o desconforto físico.
Ocorrem ainda as evitações; o indivíduo que tem Transtorno Obsessivo Compulsivo pode se esquivar do contato com determinados locais (como banheiros públicos, por exemplo), objetos que outras pessoas tocam (como maçanetas e dinheiro) e com pessoas de determinada condição (moradores de rua, pessoas com algum ferimento e doentes em geral). Tudo isso no intuito de obter alívio para seus medos e preocupações.
A ciência ainda não chegou a uma conclusão sobre os significados das causas do Transtorno Obsessivo Compulsivo. Até agora o que se sabe é que entre as possíveis causas do TOC, podem estar:
Existem basicamente dois tipos de tratamentos para o Transtorno Obsessivo Compulsivo: o uso de medicamentos sob prescrição médica e a psicoterapia, sendo que o ideal é combinar os dois tipos de tratamentos.
Nos tratamentos medicamentosos, podem ser utilizados antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos.
Já a psicoterapia atua na conscientização do doente sobre suas compulsões e busca a redução de seu estresse e ansiedade, além de incentivar a resolução de conflitos internos que podem estar na raiz do transtorno.
Embora ainda não se possa afirmar com exatidão que o TOC tem cura, a psicoterapia e os medicamentos elevam a qualidade de vida de quem sofre com a doença e ajudam a conviver com seus significados.
São sintomas cujos significados indicam que um indivíduo sofre com o Transtorno Obsessivo Compulsivo:
O Transtorno Obsessivo Compulsivo Subclínico tem significados distintos do TOC propriamente dito. No TOC subclínico, a presença de obsessões e rituais frequentes não causam sofrimento nem atrapalham a vida de quem tem o transtorno.
O significado de TOC está na categoria Significados