Tiro com arco é um esporte que também leva o nome de arqueirismo, ou arquearia, tendo como objetivo utilizar um arco e atirar flechas em um alvo. É popularmente cohecido como Arco e Flecha. O esporte, que era uma necessidade na pré-história, quando servia para os humanos matarem sua caça a longa distância, acabou se transformando num esporte apreciado e praticado por sua exigência de concentração, muito mais do que de músculos.
Relegado a segundo plano durante um bom período da história, quando foi substituído pelas armas de fogo, o arco foi reabilitado como esporte, sendo praticado tiro ao alvo nos torneios de tiro praticados na Inglaterra nos séculos XVI e XVII. Dentre esses torneios, o mais antigo registrado foi o disputado em 1673, em Yorkshire, que foi chamado de Scorton Arrow.
Com a criação dos Jogos Olímpicos modernos em 1896, o tiro com arco fez sua entrada nos segundos Jogos, em 1900, continuando a ser disputado até 1920, quando foi suspenso em virtude da falta de um conjunto fixo de regras. Cada país tinha suas próprias regras, o que impossibilitava a participação dos atletas de diversas localidades. Em 1972, porém, com as Olimpíadas de Munique, a Federação Internacional de Tiro com Arco estabeleceu um conjunto de regras que foram adotadas por todos os países participantes, voltando o esporte à condição de participante dos Jogos Olímpicos.
O esporte, segundo as regras estabelecidas, pode ser praticado com o arco recurvo, quando nas competições olímpicas. Existem outros modelos, feitos de acordo com as técnicas de cada povo que o utilizava, mas que participam apenas de competições próprias para cada tipo. O arco recurvo é feito montado com lâminas, o punho e a corda, podendo ainda ser acrescentados estabilizadores e miras, por exemplo.
A corda do arco é feita de kevlar ou outro material sintético de alta resistência e durabilidade, devendo aguentar ser esticada com o auxílio de um gatilho, puxada pelos braços em linha reta até encostar no queixo do arqueiro. Isso faz parte do treinamento do futuro atleta, que só pode pegar em flechas e realmente atirar quando conseguir fazer esse movimento sem maior esforço.
A flecha, por sua vez, é uma haste circular, tendo uma ponta perfurante na extremidade que irá atingir o alvo, e três aletas na parte posterior, para dar estabilidade. As flechas modernas geralmente são de alumínio, fibra de carbono ou madeira, tendo as pontas em aço, com aletas plásticas, que podem ser substituídas por penas de ganso.
Para o alvo são utilizados papeis simples ou em entretela, ou mesmo materiais sintéticos, com anéis concêntricos graduados de 10 a 6 a partir do centro, cada anel sendo identificado por uma cor (amarelo, vermelho e azul). O arqueiro que consegue atingir o círculo central, “acerta na mosca”, uma expressão que se tornou popular para quem encontra rapidamente a resposta correta.
O esporte não é só considerado de alta concentração como também serve de referência em diversos livros, apresentando o arqueiro como aquele que consegue atingir seus objetivos.
O significado de Tiro com arco está na categoria Significados