Significado de Texto Publicitário


O que é Texto Publicitário



Texto publicitário é o nome empregado para o tipo de texto que tem como objetivo principal despertar e chamar a atenção do leitor para um determinado produto ou serviço, dissuadindo-o a comprar ou fazer uso do que está sendo anunciado.

Seu principal objetivo é atrair não apenas o interesse momentâneo como também a vontade de consumir o que está descrito no corpo do texto.

Uma empresa que deseja ter sua marca e produto reconhecidos no mercado precisa investir em bons profissionais que produzam textos atraentes e que alcancem o consumidor. Esses profissionais devem ter criatividade, bom desempenho lingüístico, serem bons pesquisadores e pensar no todo e como o todo, não apenas em sua individualidade.


O que é o texto publicitário

Textos são portadores de informações diversas, escritas ou orais, mas não iguais: cada tipo de texto possui suas próprias características e aplicações específicas.

Um texto é narrativo quando apresenta em forma de narração determinado assunto ou acontecimento. Já o texto argumentativo procura apresentar hipóteses, ideias e afirmar um ponto de vista, convencendo quem o lê de que o que está sendo apresentado é a mais absoluta verdade a ser aceita. O texto descritivo, por sua vez, engloba as mais diversas descrições de uma determinada coisa, de maneira minuciosa.

O texto publicitário faz uso desses tipos de texto: pode ser narrativo e contar a história de um produto ou marca. Pode ser argumentativo e pontuar as razões pelas quais determinado produto deve ser consumido ou ainda descritivo, quando descreve em detalhes as características gerais do que está sendo anunciado.

Sua principal diferença, no entanto, é o efeito surpresa: responsável por surpreender o leitor e convencê-lo a consumir e comprar o que quer que seja. Utiliza, muitas vezes, o humor e a irreverência. Ele contrapõe o efeito banalidade, que é a descrição mera e comum de algo.

Estrutura do texto publicitário

Um bom texto publicitário é composto por alguns pontos importantes:

  • Título (também conhecido como headline), que deverá ser apelativo e captar a atenção do leitor já de início, incitando a curiosidade.
  • Corpo, que é a síntese de ideias principais, descrições, argumentos ou narrações, e;
  • Conclusão, que é o final surpreendente, que transmitirá a mensagem e que deve incitar no consumidor o desejo pelo o que é anunciado.

Obviamente, o tamanho do texto e a maneira como ele é escrito varia bastante, de acordo com o portador em que ele irá figurar: jornal, revista, outdoors, jingles em rádio (aliado à musicalidade), etc.

Outro gatilho importante para produzir um bom efeito no texto publicitário é a inserção de um slogan: uma frase curta e de fácil memorização, que faça o cliente lembrar automaticamente da marca ou do produto em qualquer lugar que ela for lida ou ouvida.

Vertentes do texto publicitário

Existem duas vertentes principais dentro do texto publicitário, ambas com origens filosóficas: a apolínea e a dionisíaca.

  • A vertente apolínea cria textos e anúncios que remetem à individualização; é uma arte que procura cobrir o mundo com descrições e narrações a cerca do que é mostrado. São mais utilizadas as artes plásticas, as imagens, a narração e as histórias.


  • A vertente dionisíaca procura despertar sentimentos em que lê ou se depara com a mensagem: procura criar empatia, contradição, terror, carinho, etc. São mais utilizadas a música e a expressão corporal, como a dramatização.
O significado de Texto Publicitário está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Texto Publicitário |