Texto publicitário é o nome empregado para o tipo de texto que tem como objetivo principal despertar e chamar a atenção do leitor para um determinado produto ou serviço, dissuadindo-o a comprar ou fazer uso do que está sendo anunciado.
Seu principal objetivo é atrair não apenas o interesse momentâneo como também a vontade de consumir o que está descrito no corpo do texto.
Uma empresa que deseja ter sua marca e produto reconhecidos no mercado precisa investir em bons profissionais que produzam textos atraentes e que alcancem o consumidor. Esses profissionais devem ter criatividade, bom desempenho lingüístico, serem bons pesquisadores e pensar no todo e como o todo, não apenas em sua individualidade.
Textos são portadores de informações diversas, escritas ou orais, mas não iguais: cada tipo de texto possui suas próprias características e aplicações específicas.
Um texto é narrativo quando apresenta em forma de narração determinado assunto ou acontecimento. Já o texto argumentativo procura apresentar hipóteses, ideias e afirmar um ponto de vista, convencendo quem o lê de que o que está sendo apresentado é a mais absoluta verdade a ser aceita. O texto descritivo, por sua vez, engloba as mais diversas descrições de uma determinada coisa, de maneira minuciosa.
O texto publicitário faz uso desses tipos de texto: pode ser narrativo e contar a história de um produto ou marca. Pode ser argumentativo e pontuar as razões pelas quais determinado produto deve ser consumido ou ainda descritivo, quando descreve em detalhes as características gerais do que está sendo anunciado.
Sua principal diferença, no entanto, é o efeito surpresa: responsável por surpreender o leitor e convencê-lo a consumir e comprar o que quer que seja. Utiliza, muitas vezes, o humor e a irreverência. Ele contrapõe o efeito banalidade, que é a descrição mera e comum de algo.
Um bom texto publicitário é composto por alguns pontos importantes:
Obviamente, o tamanho do texto e a maneira como ele é escrito varia bastante, de acordo com o portador em que ele irá figurar: jornal, revista, outdoors, jingles em rádio (aliado à musicalidade), etc.
Outro gatilho importante para produzir um bom efeito no texto publicitário é a inserção de um slogan: uma frase curta e de fácil memorização, que faça o cliente lembrar automaticamente da marca ou do produto em qualquer lugar que ela for lida ou ouvida.
Existem duas vertentes principais dentro do texto publicitário, ambas com origens filosóficas: a apolínea e a dionisíaca.