Texto científico é o nome dado para a produção textual cujo objetivo principal é transmitir ideias ou resultados de um estudo, trabalho ou pesquisa de cunho científico.
Muito usado em escolas, faculdades e universidades, o texto científico é transmissor de informações através de linguagem científica, adequada ao que foi pesquisado. Aborda teoria ou conhecimento sobre um determinado nicho e tem características próprias.
Existem vários tipos de texto e cada um possui suas próprias características e estruturas. Por exemplo: Enquanto no texto literário são permitidas figuras de linguagem, invenções, uso de escrita criativa e descompromisso com a realidade, no texto científico acontece exatamente o inverso.
Suas particularidades são notadas através de termos e da linguagem científica, compromisso com teses e resultados, explanação do resultado de um estudo ou pesquisa, comprovadamente real.
Sua circulação se dá normalmente em periódicos e revistas específicas, além de sites e portais de cunho educacional, de pesquisa e extensão. Ele também é solicitado em cursos superiores e de extensão como trabalho de conclusão.
Um texto científico ou artigo científico deve conter um discurso fluido, explicativo e de caráter formal. Em um texto desse tipo ficam de fora os coloquialismos e linguagem chula, assim como a formatação sem padronização.
Tanto a produção quanto a leitura de um texto científico requer algum conhecimento teórico sobre o assunto tratado; ou seja, é importante conhecer pelo menos uma parte do que será abordado para que haja comunicação efetiva e entendimento dos significados propostos no trabalho.
A apresentação do texto segue normas e diretrizes específicas. No Brasil, os textos ou artigos científicos devem seguir os padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): os padrões abrangem desde a estrutura até a apresentação final: citações, referências bibliográficas, notas de rodapé, formatação, etc., seguem uma mesma padronização.
Ao ser solicitado um texto científico, é necessário se informar a respeito das normas de formatação exigidas para que a apresentação não seja aleatória e atenda as expectativas do órgão ou autoridade que irá receber o texto.
Como existem vários tipos de textos, é importante frisar que para um deles ser considerado de caráter científico, alguns elementos precisam figurar no trabalho. Como estrutura básica de um texto científico, temos então:
- A introdução traz em linhas gerais o objetivo do trabalho e o que ele se propõe a relatar.
- O desenvolvimento inclui todo o relato da pesquisa realizada, hipóteses e outros elementos que desenvolvam a idéia anteriormente introduzida.
- A conclusão é a visão do pesquisador a respeito do tema: o que foi descoberto, comprovado e que resultado alcançou ao final do experimento ou pesquisa.
O significado de Texto Científico está na categoria Significados