Termo científico é uma expressão utilizada na linguagem científica. A palavra “termo” vem do Latim terminus, que significa “fim, limite”, enquanto que a palavra “científico” se deriva de ciência, que por sua vez tem origem no Latim scientia, que quer dizer “conhecimento”.
O significado de Termo científico é utilizado para se referir a algum termo específico, geralmente dito por algum cientista e não sendo uma palavra clara de significado para aqueles que não são estudiosos no ramo em que se fala.
O termo científico, por não ser entendido por grande parte das pessoas, tende a significar algo totalmente diferente do que se imagina ao “encarar” a palavra.
Um termo científico não é ideológico, não tem como base o senso comum, pois afinal ele revela a ciência. Normalmente, o senso comum tem o costume de simplificar os significados ou mesmo tornar duas palavras diferentes a mesma coisa.
Um exemplo são as palavras “tóxico” e “venenoso”: ambas, é claro, envolvem o processo de uma toxina que afeta o processo fisiológico. No entanto, a diferença entre elas é que algo venenoso é transmitido através de meios anatômicos (por exemplo, garras ou presas de animais), enquanto que algo tóxico afeta o organismo através de sua inalação, ingestão ou absorção.
Os nomes reais de doenças, bem como de espécies de plantas e animais são os termos científicos, como, por exemplo: Tripanossoma Cruzi é o nome do protozoário que causa a Doença de Chagas – o paciente que estiver infectado com essa doença não será informado através do termo científico e sim do nome que é de seu conhecimento (“Doença de Chagas”). Em um texto, o termo científico estará em itálico ou negrito para indicar que o leitor pode não entender o seu significado.
O significado de Termo Científico está na categoria Significados