Significado de Teoria do Caos


O que é Teoria do Caos



Teoria do Caos é como as pequenas mudanças ocasionam alterações drásticas no futuro. Essa teoria é uma ciência baseada em sistemas matemáticos. A Teoria do Caos é estudada desde o século XVIII por Isaac Newton, mas ganhou reconhecimento científico somente no século XX. Confira aqui o que é Teoria do Caos e como, ao contrário do que muitos imaginam, está presente na vida de todos.

Os significados da palavra teoria são: “conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica”. Já os significados de caos são “desordem, confusão e desequilíbrio”. No entanto, a Teoria do Caos não está necessariamente relacionada com o negativo. Desenvolvida em 1961 por Edward Lorenz, matemático e meteorologista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o significado de Teoria do Caos é como as pequenas alterações no início de um evento podem ter resultados drásticos.

A descoberta deu-se em uma pequena sala do MIT. Lorenz lançou equações meteorológicas a um computador, para simular situações relacionadas ao movimento das massas de ar. Como o computador não era potente, o número 0,506127 foi arredondado para 0,506. Lorenz refez o cálculo e o resultado foi uma previsão meteorológica bem diferente. O inocente arredondamento resultou em uma mudança nas massas de ar. Em 1963, Edward Lorenz, chegou à conclusão que “situações iniciais ligeiramente diferentes podem se desenvolver em situações consideravelmente diferentes”.

A Teoria do Caos é uma ciência, cujo objetivo é explicar os fenômenos não previsíveis ou não lineares. O caos dessa teoria é porque tais eventos são incontroláveis. O princípio básico da Teoria do Caos é a sensibilidade às condições iniciais. Mudanças climáticas, crescimento da população e até mesmo o mercado financeiro influenciam essa teoria. Os principais elementos da Teoria do Caos são:

  1. Tornado: o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um furacão no Texas;
  2. Imprevisibilidade: erros ao medir as condições iniciais de um evento levam a mudanças drásticas;
  3. Ordem e desordem: caos não é sinônimo de desordem. O caos está entre a ordem a desordem;
  4. Mistura: dois pontos culminam resultados bem diferentes, como duas moléculas de água que vão para oceanos distintos;
  5. Fractal: padrões complexos com escalas similares.

Marcada pela frase “o bater de asas de uma borboleta no Brasil provoca um tornado no Texas”, esse pensamento passou batido e ficou no limbo até 1973. Nesta ocasião, Edward Lorenz fez a apresentação “Predicabilidade: o bater de asas de uma borboleta provoca um tornado no Texas?”. O reconhecimento definitivo de sua colaboração à ciência foi o prêmio Crafoord, concedido pela Real Academia Sueca de Ciências. Outra premiação foi o Kyoto, em 1991, por ter realizado estudos mais complexos sobre as mudanças vividas pela humanidade desde Isaac Newton.

Uma curiosidade sobre o “slogan” do estudo de Lorenz é que ele pensou inicialmente em usar a imagem de uma gaivota. Mudou de ideia devido um colega que alegou que associar a fragilidade da borboleta a mudanças drásticas era mais impactante. O mesmo colega também sugeriu o Brasil para reunir palavras começadas com a mesma letra.

A Teoria do Caos influenciou a literatura e o cinema. Um dos livros sobre Teoria do Caos mais conhecidos é a obra homônima escrita por Robert P. Murphy. Já a 7ª arte possui aproximadamente 10 obras, sendo “Corra, Lola, Corra” de 1998 e “Efeito Borboleta” de 2004 os mais conhecidos filmes sobre Teoria do Caos.

O significado de Teoria do Caos está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Teoria do Caos |