Teoria é uma palavra de origem grega, “theoria”, que tinha o significado, nessa língua, de contemplar, olhar, especular ou examinar.
Com a evolução da linguagem e, consequentemente, do significado das palavras, teoria passou a ser o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência, ou a opinião sintetizada de princípios que precisam ser comprovados. Teoria é uma noção geral de hipóteses sobre qualquer fenômeno não conhecido.
O termo teoria pode ser aplicado a muitas áreas do conhecimento humano, podendo ter definições específicas em suas aplicações mas, de um modo geral, pode ser entendido como uma forma de explicar um fenômeno através da observação de outros fatos.
Na ciência, quando nos referimos a teoria científica, o significado de teoria se diferencia do significado conhecido pelo senso comum: teoria científica é um conjunto de ideias que está na demarcação entre o que é efetivamente científico e o que não está ainda comprovado.
O Oxford English Dictionary, por exemplo, apresenta duas definições distintas da palavra teoria. Na primeira, coloca como um conjunto de ideias para explicar ou justificar um fenômeno, ou uma hipótese que foi estabelecida através de observação e é a mais aceita; na segunda, afirma ser uma especulação, uma mera hipótese.
Podemos exemplificar algumas das aplicações de teorias científicas: