Significado de Teocentrismo


O que é Teocentrismo



Teocentrismo é um substantivo masculino. O termo se deriva de Teocracia, que tem origem no Grego theos, que significa “deus”, mais kratos, que quer dizer “poder, regime”.

O significado de Teocentrismo representa uma doutrina que considera Deus o centro de todo o Universo, estando baseada nos preceitos da Bíblia.

De acordo com o Teocentrismo, Deus seria o responsável pela criação de tudo o que existe no Universo, ou seja, é o responsável por todas as coisas.

O Teocentrismo vigorou na Idade Média, sendo o oposto às doutrinas que surgiram posteriormente – a doutrina Antropocentrista e Humanismo renascentista – que acreditavam que o homem é o centro do mundo.

Essa filosofia crê que o “desejo divino” era visto como superior a qualquer racionalidade ou vontade do ser humano, por isso qualquer pensamento que não era entendido como sagrado era definido como pecaminoso, como, por exemplo, o prazer dos homens.

O foco do Teocentrismo é valorizar o pensamento sagrado.

O Teocentrismo medieval considerava a Bíblia cristã e Deus como as duas únicas verdadeiras existentes. Pensamentos empíricos ou científicos não eram aceitos, sendo reprimidos pela Igreja naquela época para que a mentalidade teocêntrica ainda permanecesse firme na população mesmo após os séculos.

Durante séculos, portanto, a figura central e salvadora era Deus.

No período da Idade Média, a Igreja era a grande detentora de poder ao lado da nobreza, por isso o controle da vida da população, inclusive no âmbito cultural ou político, era extremo.

Quem criticasse ou questionasse os dogmas da Igreja era considerado como “filho do diabo”, podendo sofrer castigos e até mesmo a morte.

Muitas pesquisas científicas realizadas na época da Idade Média foram essenciais para mudar a mentalidade do povo europeu.

Características do Teocentrismo

A doutrina teocêntrica abrange a ideia de Deus – isso domina o pensamento teológico cristão. Quem foi o responsável por este pensamento foi Santo Agostinho, que discorria sobre a salvação espiritual e sobre a condição do homem no mundo.

Santo Agostinho concluiu que existe uma dupla origem do homem: a origem divina e a origem do pecado original.

Naquele tempo, Santo Agostinho apontava em suas exposições a corrupção humana por meio do pecado original, por isso o homem acabou sendo considerado uma criatura inferior e imperfeita, criada por Deus e que precisa de sua salvação.

As características principais do teocentrismo são:

  • Deus como o único centro do Universo, responsável por ter criado tudo o que existe,
  • Faz parte das religiões monoteístas, como o cristianismo,
  • Negação de quaisquer pensamentos científicos e da filosofia racional,
  • Poder total e absoluto da religião,
  • Repressão de pensamentos empíricos e científicos,
  • Terra como centro do sistema solar – modelo geocêntrico.

O direito divino era superior a qualquer outra racionalidade ou crença.

Teocentrismo e Antropocentrismo

A influência da Igreja na Idade Média começou a se enfraquecer, ocorreu o enfraquecimento das monarquias, o questionamento do direito divino e o destaque ao homem graças ao surgimento de pensamentos antropocêntricos e renascentistas.

O surgimento do humanismo renascentista e de outros marcos sociais, históricos e filosóficos, no século XVI na Europa, estimularam o nascimento da ideia do antropocentrismo.

Veja também o significado de Humanismo.

Um desses marcos que mais merecem destaque é o Heliocentrismo de Copérnico que responsabilizou-se com o desenvolvimento do antropocentrismo. Para Nicolau Copérnico, a Terra girava ao redor do Sol, conceito contrário ao modelo geocêntrico (que a Terra é o centro do sistema solar).

Com a crise da Idade Média, da Igreja e com o começo das grandes navegações marítimas, aliadas ao Heliocentrismo, a mudança da mentalidade da população europeia foi ainda mais notável.

Na cultura, as mudanças de pensamento e comportamento favorecem o fortalecimento do renascimento cultural e do humanismo renascentista.

Veja também o significado de Antropocentrismo.

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