Temperatura é a medida numérica que determina o quão quente ou frio está determinado corpo, sistema ou ambiente. Essa medida pode ser determinada e pela detecção da radiação térmica, deslocamento da energia cinética, agitação entre moléculas ou partículas.
Nosso corpo é capaz de sentir a diferença termal de algo, mas para medir a temperatura, mais precisamente, um termômetro pode ser utilizado. Os termômetros registram a temperatura através de uma escala que pode ser calibrada tanto Celsius, Fahrenheit, Kelvin, etc.
A escala mais utilizada é a de graus Celsius (°C). Em alguns países, como nos Estados Unidos, a escala de Fahrenheit (°F) são mais frequentemente usadas, enquanto os cientistas usam principalmente a escala de Kelvin (K) para representar a temperatura, pois esta nunca vai abaixo de zero e não há uma temperatura máxima.
Temperatura e Calor
Embora geralmente sejam associados, é importante não confundir temperatura com calor. Na Física, calor é a energia em trânsito que flui de um corpo, resfriando-o, para outro, aquecendo-o e estabelecendo um equilíbrio.
Por exemplo: se você colocar um copo de água gelada sobre um ambiente um pouco mais quente, o ambiente irá fornecer calor para a água que se resfriará até que cheguem em um equilíbrio térmico, que acontece quando ambos possuem uma temperatura similar, depois que há uma transferência de calor.
Cientificamente, temperatura é a grandeza física que descreve os movimentos (vibrações) das moléculas dentro de um material. Assim, quanto maior é a temperatura, mais agitadas ficam as partículas de um determinado corpo; e quanto menor é a temperatura, menos agitadas e lentas ficam as partículas.
A Física, assim como todas as áreas de conhecimento, possui alguns critérios e classificações. Para que possamos dizer se o dia apresenta ou não uma temperatura elevada, é preciso medir o grau de agitação entre as moléculas que estão presentes no ar de uma determinada área. Logo, temperatura nada mais é que a grandeza que representa o grau de agitação das moléculas de um corpo ou meio.
Temperatura Corporal
A temperatura corporal normal (normotermia) para o corpo humano é um conceito que varia de acordo alguns aspectos, como a hora do dia, o local do corpo usado na medição, nível de atividade corporal e alguns outros fatores fisiológicos. O valor médio dessa temperatura fica entre 36,5 °C e 37,2 °C.
Febre, Hipertermia e Hipotermia
anto a febre quanto a hipertermia resultam em um aumento da temperatura corporal, mas diferenciam-se na sua causa. Considera-se um caso de febre ou hipertermia quando a temperatura corporal ultrapassa os 37,5 °C.
A febre é um mecanismo de defesa que é ativo em resposta à alguma infecção ou inflamação, enquanto a hipertermia é o aumento de temperatura descontrolado, alcançando níveis capazes de comprometer o funcionamento do metabolismo (podendo levar à morte), e é causada por fatores externos, como por exemplo: exposição excessiva a temperaturas altas (sol, fornos, banhos muito quentes), drogas, exercícios físicos em locais muito aquecidos ou mesmo uma lesão no hipotálamo.
Enquanto no outro extremo temos a hipotermia, que é quando a temperatura do corpo está muito abaixo do normal, também comprometendo o metabolismo e podendo até levar à m
O significado de Temperatura está na categoria Significados