Temperança implica em ter comedimento, parcimônia, controle, moderação e equilíbrio.
Temperança é uma palavra em língua portuguesa que, como a grande maioria das palavras em português, deriva de um termo vindo do latim: temperantia. Este é um substantivo formado a partir do verbo temperare, que significa: guardar o equilíbrio.
Temperança é um substantivo feminino usado para designar aquela pessoa que age com moderação e que é comedida em suas atitudes.
O significado de Temperança então, diz respeito a uma qualidade ou virtude.
Temperança, na Bíblia, é uma das quatro virtudes cardeais, ou cardinais.
Essas virtudes são as que norteiam uma vida cristã ideal. Além da temperança, as outras virtudes são a justiça, a fortaleza e a prudência.
Os vícios são os antônimos da virtude, logo, os quatro vícios opostos às virtudes cardeais seriam imoderação, injustiça, fraqueza e imprudência.
A noção de virtude vem da ética clássica grega e está presente nos trabalhos de Platão. Como os ensinamentos deste filósofo foram apenas orais, jamais por escrito, foi apenas Aristóteles quem escreveu as ideias platônicas e, no caso das virtudes, o livro se chama Ética a Nicômaco.
No tarot, a temperança também está presente, sob a forma da de um arcano. A figura representada na carta da temperança é um anjo com rosto feminino, que derrama o conteúdo de um vaso dentro de outro, sem que nada caia para fora.
No topo de sua cabeça está uma flor, que represente o chakra coronário. O líquido derramado entre os vasos representa as energias em transmutação.
A carta da temperança no tarô significa equilíbrio e moderação na vida, o equilíbrio perfeito entre razão e emoção.
O significado de Temperança está na categoria Significados