Tecnossexual é um substantivo masculino e adjetivo de dois gêneros. O termo é uma junção de “tecnologia” mais “sexual”. Tecnologia vem do Grego tekhne, que é “relacionado à arte, às funções de artesão” mais logos, cujo significado é “estudo, palavra, tratado”.
Já sexual se deriva de “sexo”, que por sua vez, vem do Latim sexus, que significa “gênero, estado de ser macho ou fêmea”.
O significado de Tecnossexual descreve uma versão mais moderna do homem metrossexual, isto é, seria uma parcela de homens que possuem uma preocupação grande com a aparência física e que, ao mesmo tempo, é fã do mundo tecnológico.
Um tecnossexual demonstra um cuidado com a imagem pessoal, prezando por um visual moderno, mas que o distingue dos típicos “nerds”.
Portanto, juntamente com a adoção de cuidados com a aparência, com o visual e com o corpo como um todo, um tecnossexual valoriza bastante os objetos de tecnologia avançados presentes no dia a dia.
O termo revolucionário foi utilizado pela primeira vez no ano de 1970 pelo físico e matemático norte-americano Ricky Montalvo.
A definição do tecnossexual naquela época serviu para apontar para um ser narcisista e urbano que é fascinado pela informática, isto é, é um grupo de homens que possuem estilo urbano que estão sempre atualizados sobre as mais recentes novidades em equipamentos eletrônicos, sendo frequentemente consultados por outras pessoas quando o assunto envolve esses tipos de aparelhos.
Em geral, um tecnossexual possui alguns dos produtos mais desejados por outros indivíduos, como os famosos equipamentos da Apple, além de aplicativos que podem facilitar o cotidiano.
No comportamento, o tecnossexual também está bastante ativo nas redes sociais e pode gastar horas do dia na internet para pesquisar novidades e administrar sua rede de contatos.
Como uma versão mais moderna do metrossexual, o tecnossexual se adapta ao estilo saudável, como a alimentação e prática de exercícios físicos, mas se recusa a utilizar cosméticos ou até realizar cirurgias plásticas, por exemplo. Para um tecnossexual, seu tempo é muito melhor aproveitado quando estiver explorando seu computador ou instalando algum sistema de som em seu automóvel.
Em 2006, a marca Calvin Klein patenteou o termo “tecnossexual”, sendo que no ano posterior ele foi utilizado na propaganda do perfume CK IN2U que seria “a primeira fragrância para a geração tecnossexual”. A própria embalagem do produto procurou chamar a atenção deste público: plástico branco e vidro que recorda bastante o aspecto de um iPod.
Veja também os significados de Lumbersexual e Ubersexual.
O significado de Tecnossexual está na categoria Significados