Taoísmo é um substantivo masculino. O termo vem do chinês tao, ideograma que é traduzido para o português como “caminho”, mais o sufixo –ismo, que é um formador de substantivos.
O significado de Taoísmo faz referência a uma religião e uma filosofia que engloba a antiga tradição chinesa, onde se caracteriza como um conceito em que o ser humano necessita ter uma vida em harmonia com a natureza, afinal ele faz parte ela.
A ideia do taoísmo é equivalente a curso ou caminho, representando a força cósmica que gera o universo e tudo o que existe. Tanto é que tao, ideograma chinês que originou a palavra taoísmo, significa “caminho”, mas pode também ter uma interpretação mais ampla.
Ou seja, tao pode designar o fluxo natural dos eventos da vida que todos os seres humanos devem seguir, sendo basicamente a fonte do universo.
Tao se responsabiliza pela criação de tudo o que existe, mas não é representado por apenas um deus/divindade. Portanto, o taoísmo é uma religião politeísta, pois engloba várias entidades que podem ser adoradas em seus templos.
Veja também o significado de Politeísmo.
Na vida, considera-se dois elementos centrais, conforme a visão desta religião: o yin e o yang, sendo elas a dualidade da natureza – o bem e o mal, o claro e o escuro, o masculino e o feminino, etc.
O maior poder que existe é o que está nas mãos da natureza, por isso é fundamental que o ser humano a deixe seguir o seu próprio curso, vivendo em harmonia e equilíbrio para ser capaz de ter maior longevidade e felicidade.
Veja também o significado de Yin Yang.
Dessa forma, o taoísmo acredita que ter a natureza como uma referência na vida é garantia de equilíbrio, isto é, do tao. Essa doutrina prevê que ao invés de tentar entender as estruturas da natureza, o ser humano deve se sujeitar às leis naturais, guiando-se pelas três “joias”: a moderação, compaixão e humilhação.
O taoísmo é semelhante a outras religiões quando se analisa seus princípios, pois prega-se: a humildade, não violência, a generosidade e a simplicidade.
Além disso, para o taoísmo, há muita valorização do wuwei – “não agir” –, ou seja, é a ideia de que na natureza não há ações sem necessidade, o que indica que todas as ações são suaves, eficientes e harmoniosas, dando razão à sutileza ao invés da força.
Para alcançar a plenitude espiritual pregada pelo taoísmo, as práticas mais comuns realizadas pelo seguidores desta doutrina são: a meditação, feng shui, leitura de textos sagrados, leitura da sorte ou prática de adivinhação.
Embora não possua um livro sagrado, existem certas obras bastante importantes dentro dessa religião, como, por exemplo, o Tao Te Ching, que possui os ensinamentos de Lao-Tsé, assim como o Daozang, que possui um compilado de cerca de 1500 textos desde a Idade Média Chinesa.
A tradição taoísta pode ser dividida em dois momentos:
Veja também o significado de Confucionismo.
Assim como o budismo, por exemplo, o taoísmo não é somente uma religião. Para muitos taoístas, ele é um estilo de vida composto por práticas e ensinamentos que servem para o cotidiano de cada um, guiando-os ao longo da vida.
Curiosamente, um dos principais ensinamentos proporcionados pelo taoísmo é que o homem deve se desprender dos bens materiais caso queira realmente alcançar o seu caminho.
Antes de ocorrer à Revolução Chinesa, na década de 1940, o taoísmo ainda era uma das maiores religiões do país, porém o Partido Comunista promovia políticas de emagrecimento das religiões e filosofias, o que favoreceu a diminuição drástica do número de adeptos do taoísmo.
Isso fez que a sua força na China reduzisse, mas existem muitos adeptos em outros países, como a Tailândia e Hong Kong. A popularização do taoísmo e dos ensinamentos dessa doutrina são bastante decorrentes da prática de artes marciais, como o caratê, kung fu, judô, entre outros.
A origem do taoísmo é, teoricamente, incerta. Certos elementos dessa filosofia foram encontrados em escavações que datam da Pré-História.
O desenvolvimento do taoísmo se deu na China durante o século II, durante a dinastia do Imperador Han. Já os ensinamentos taoístas são de autoria do filósofo Lao-Tsé, o qual foi contemporâneo de Confúcio, outro filósofo chinês muito importante e responsável pelo Confucionismo.
O suposto livro de autoria de Lao-Tsé, Tao Te Ching, é traduzido para o português como “Livro do Caminho e da Virtude”.
O taoísmo e o confucionismo são duas das principais religiões da China e do Extremo Oriente, mas diferente do budismo não se transformaram em religiões/filosofias de vida universais, ou seja, elas não são tão populares e com um número grande de adeptos em outros países.
O confucionismo e o taoísmo permanecem basicamente na China e em países próximos, onde a cultura chinesa mantém sua influência.
A filosofia pregada pelo taoísmo veio como uma oposição ao conhecimento estabelecido pelo confucionismo, pois Confúcio acreditava que a única forma de realmente viver a vida era através do cumprimento das obrigações em sociedade e, é claro, com o princípio da disciplina.
Para o taoísmo, por outro lado, havia a crença de que o contato contemplativo com a natureza garante uma vida mais autêntica e em paz.
Embora não seja frequentemente visto ou comentado como outras religiões, o taoísmo está presente no Brasil e tem origem ainda quando grande parte dos chineses imigraram para o país para fugir da Revolução Comunista Chinesa, ocorrida na metade do século XX.
Tanto o taoísmo filosófico quanto o religioso encontram espaço no Brasil por meio de grupos.
Um dos maiores exemplos é a Sociedade Taoísta do Brasil, fundada ainda na década de 1990, que não possui fins lucrativos e se interessa por preservar e difundir os ensinamentos do taoísmo através de suas formas de expressão, seja ela como filosofia, como religião ou artes de sabedoria.
Esse grupo pode ser encontrado em São Paulo e Rio de Janeiro, com templos abertos para visitação.
Veja também os significados de:
O significado de Taoísmo está na categoria Significados