Significado de SWOT


O que é SWOT



SWOT é uma sigla que origina-se do inglês e contempla as palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities, e Threats que são traduzidas para o português respectivamente como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A partir das palavras em português a sigla também traduziu-se e podemos encontrá-la como FOFA ou FFOA. SWOT é um método de análise baseado em quatro variáveis, e que é bastante utilizado na área organizacional.

Em Administração de Empresas a Análise SWOT é um instrumento muito importante, indispensável nos dias de hoje para o planejamento estratégico.  Nesse tipo de análise são recolhidos os dados mais relevantes que compõe o ambiente interno e externo de uma organização, ou seja, são levantadas quais são as suas forças e fraquezas (fatores internos) e as suas oportunidades e ameaças (fatores externos).

O método de análise SWOT surgiu durante as décadas de 60 e 70 do século passado em meios a pesquisas realizadas na Universidade de Stanford no estado da Califórnia nos EUA pelo pesquisador, professor e consultor empresarial Albert Humphrey. O professor Humphrey a partir de dados coletados na revista Fortune 500, que lista o ranking das maiores empresas americanas, identificou as quatro variáveis fundamentais determinantes para o sucesso de uma empresa, e a partir dos dados coletados desenvolveu a análise SWOT.

A Análise SWOT

A SWOT é uma ferramenta que pode ser utilizada para analisar qualquer situação, empresa, produto, indivíduo, site e etc. É uma espécie de radiografia que apresenta a situação das diversas variáveis que compõe a situação ou o objeto que está sendo estudado num dado momento. E a partir dos dados coletados é possível que se tomem decisões estratégicas que permitam corrigir os eventuais problemas encontrados e aprimorar o que for necessário.

A análise SWOT é uma ferramenta que pode ser aplicada periodicamente, sendo inclusive recomendado por especialistas o seu uso de tempos em tempos. Assim, a partir da primeira análise realizada pode-se avaliar a evolução da estratégia adotada, onde está havendo progresso e o que ainda precisa ser melhorado. A análise SWOT regular é importante também devido aos fatores externos imprevisíveis que requerem sempre um novo reposicionamento estratégico para que se garanta que as metas e resultados estipulados sejam atingidos.

O objetivo da análise SWOT então é permitir que se chegue a conclusões sobre como o objeto do estudo está enfrentando as turbulências e as mudanças em uma determinada conjuntura formada por oportunidades e ameaças, a partir das força e debilidades encontradas nas análises efetuadas. Desse modo, para começar uma análise SWOT deve-se fazer uma distinção entre as quatro variáveis fundamentais separadamente e então determinar quais são os elementos que correspondem a cada uma.

Em cada análise feita aconselhasse que se construa uma análise SWOT correspondente a situação presente e então projeta-se cenários futuros com suas respectivas matrizes SWOT planejando as estratégias para que se possa, dada as diversidades previstas, adaptar as estratégias da melhor forma possível.

Interessante notar que tanto as forças como as debilidades são variáveis internas da organização, e sendo assim pode-se trabalhar diretamente sobre elas. Enquanto que as oportunidades e ameaças tem origem externa, e só se pode trabalhar sobre elas quando se tem definido estratégias que adaptem as variáveis internas conforme as externas forem se modificando.

Forças: é aquilo que a empresa tem de melhor, aquilo que permite que a empresa se destaque ou se mantenha competitiva no mercado. Recursos, habilidades e capacidades que a organização possui, atividades positivas que desenvolvem e etc.

Fraquezas: são todas aqueles fatores que atrapalham a empresa, que promovem algum tipo de desfavorecimento diante da concorrência. São a falta de recursos, de habilidades, são as atividades que não estão sendo realizadas de forma eficaz, imagem inadequada e etc.

Oportunidades: são todos aqueles fatores e circunstâncias que apresentam uma situação favorável que pode ser explorada de modo a promover vantagens competitivas e para os quais deve-se ficar atento para que sejam descobertos o mais rápido possível.

Ameaças: são as situações provenientes do mundo externo e que podem interferir no funcionamento e nos planos da empresa. Crises econômicas, inflação, inovações dos concorrentes, diminuição de demandas e etc.

O significado de SWOT está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

SWOT |