Significado de Sustentabilidade


O que é Sustentabilidade



Sustentabilidade é um conceito que, em sua origem, remete ao termo desenvolvimento sustentável, que define o tipo de desenvolvimento preocupado em preservar o meio ambiente hoje para que as gerações futuras também possam usufruir dele. Essas questões ganharam visibilidade nos últimos anos devido aos danos que o grande desenvolvimento tecnológico e crescimento econômico e industrial vinham trazendo à natureza.

Tornou-se necessária uma linha de pensamento que se dedicasse a promover o desenvolvimento de uma maneira que esses danos pudessem ser minimizados ou completamente eliminados. A sustentabilidade surgiu, então, como um termo que permite que essas questões sejam olhadas de um ponto de vista mais global, que também incorpora as dimensões sociais e culturais do problema.

Conceito de Sustentabilidade

Pensando na perspectiva global, sustentabilidade é um conceito sistêmico – que se relaciona a questões econômicas, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Literalmente, sustentabilidade é a atitude de permitir as condições para que algo possa existir, seja isso uma tarefa ou um processo. No entanto, diante da atribuição trazida pelo “desenvolvimento sustentável”, o termo acaba sendo mais usado no sentido da preservação dos recursos naturais do mundo para as gerações futuras.

“Sustentável” é uma palavra originária do latim sustentare (sustentar, apoiar, conservar). A expressão desenvolvimento sustentável foi usado pela primeira vez em 1987, pela ex primeira ministra norueguesa Gro Brundtland. Na época, ela era presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) e publicou um livreto intitulado Our Common Future (Nosso Futuro Comum), onde relacionava progresso e meio ambiente.

No relatório, ela apresenta uma definição para o conceito: “Desenvolvimento sustentável quer dizer ser capaz de dar conta das demandas atuais sem que isto prejudique a capacidade das próximas gerações de satisfazerem as próprias necessidades”. O documento ficou conhecido como Relatório Brundtland.

Resumidamente, sustentabilidade é uma visão de mundo que foca em relações político-sociais, econômicas, culturais e ecológicas, em busca de um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Isso consiste em reavaliações dos modos de produção vigentes na indústria e renovação dos padrões de consumo estabelecidos na sociedade, de maneira a conduzir essas instituições sociais a considerarem o impacto causado na natureza.

A ideia perpassa aspectos como mentalidade, atitudes e estratégias voltadas à ecologia, buscando-se a viabilidade econômica, a justiça social e a diversificação cultural. Como resultado, temos produtos e serviços que prestam a esse propósito, tais como placas de energia solar, carros movidos a energia elétrica, técnicas de renovação energética para prédios e casas etc.

Dimensões da sustentabilidade

Como falamos, a sustentabilidade é um conceito sistêmico e, por isso, é acometido de várias dimensões. São elas: a dimensão ambiental, a empresarial e a social. Do ponto de vista ambiental, a sustentabilidade se relaciona a qualquer atitude direcionada ao respeito aos ciclos da natureza – como, por exemplo, o tempo que leva para os recursos se recomporem; a conservação do ambiente em sua integralidade e o respeito à diversidade humana – questão que se estende à instância cultural.

A premissa, neste caso, é que possamos nos desenvolver, enquanto representantes da espécie humana, priorizando aspectos como qualidade de vida, manutenção do meio ambiente e harmonização entre pessoas e natureza. Desta maneira, é obrigação dos seres humanos zelar para que esta harmonia exista. Assim, podemos ser sustentáveis separando o lixo, evitando desastres ecológicos, mantendo as ruas limpas para evitar enchentes, não causar queimadas nem desmatamentos etc.

A sustentabilidade empresarial, por sua vez, remete à necessidade das empresas em preservar o meio ambiente. Nesta perspectiva, ela é vista como uma responsabilidade social que, inclusive, pode produzir de uma vantagem competitiva das empresas sustentáveis em relação às demais.

Isso porque o público consumidor admira empreendimentos que se mostram preocupados com o bem estar da comunidade e do ambiente que o rodeia. Além disso, existe a sustentabilidade econômica, que acontece quando as ações sustentáveis promovem a recuperação do capital financeiro e humano da empresa.

Por fim, a sustentabilidade social remete a uma preocupação da comunidade, ou de um indivíduo, em criar ações que promovam o bem-estar social ao investirem em iniciativas voltadas a ajudar pessoas que passem por situações difíceis ou vivam em condições desfavoráveis.

O significado de Sustentabilidade está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Sustentabilidade |