Supressão é o ato de suprimir, eliminar, extinguir ou fazer cessar algo. Supressão também pode ter significados equivalentes aos de omissão, desaparecimento e assassinato (supressão de dissidentes políticos, por exemplo).
Supressão de vegetação é a retirada da vegetação original de um terreno. No Brasil, a legislação ambiental estabelece que qualquer atividade que envolva a supressão de vegetação nativa depende de autorização do órgão competente. A regra é válida independentemente do tipo de vegetação (Mata Atlântica, Cerrado etc) e da fase do desenvolvimento do projeto.
No âmbito do Direito, supressão de instância é a irregularidade que tem seus significados relativos ao julgamento de matéria por instância superior, sem que a questão tenha sido examinada pela instância inferior. A supressão de instância constitui irregularidade por ferir o princípio constitucional do direito a ampla defesa (artigo 5º, LV CF). Contempla a supressão de instância o novo CPC.
A questão da supressão de horas extras pertence ao âmbito do Direito trabalhista. Trata-se do caso em que o empregado presta seus serviços em regime de horas extras, por um determinado período e deixa de fazê-lo, por iniciativa do empregador.
A Resolução Administrativa do TST nº174/2011 de 27/05/2011 estabelece que: a supressão total ou parcial, pelo empregador, de serviço suplementar (horas extras) prestado com regularidade, por pelo menos, um ano, assegura ao empregado o direito à indenização correspondente ao valor de um mês das horas suprimidas, total ou parcialmente, para cada ano ou fração igual ou superior a seis meses de prestação de serviço além da jornada normal.
Intervalo intrajornada significa o intervalo de tempo concedido ao trabalhador, durante sua jornada laboral, para que ele possa descansar ou se alimentar. É um direito previsto no artigo 71 e seus parágrafos, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
A supressão do intervalo intrajornada está configurada quando o mesmo não é concedido ao empregado, ou é concedido de forma parcial. Neste caso, o empregador fica obrigado a pagar o período correspondente, com acréscimo de 50% sobre o valor da remuneração da hora normal.
A supressão de documento é definida no artigo 305 do Código Penal. Seus significados se referem ao ato de destruir, suprimir ou ocultar, em próprio benefício ou de outros, ou em prejuízo alheio, algum documento, público ou particular verdadeiro, do qual não se poderia dispor. O ato de praticar supressão de documento também significa um caso de falsidade material.
Possuem significados semelhantes aos de supressão: extinção, abolição, anulação, cancelamento, revogação, cessação, fim e derrogação, no sentido de extinção ou cancelamento. Quando seus significados remetem à retirada de uma parte de um todo, são sinônimos de supressão: retirada, corte, remoção, eliminação, exclusão e omissão.
Quando supressão significa a execução de alguém, são seus sinônimos: execução, assassinato, extermínio e homicídio.
A palavra supressão é muito utilizada no jargão da Medicina. Vejamos dois exemplos de expressões com o termo e seus respectivos significados:
Supressão de gordura; é um parâmetro utilizado nos exames de ressonância magnética, aparecendo constantemente nos resultados.
O significado de Supressão está na categoria Significados