Superávit é um substantivo de dois números. O termo vem do Latim superare, que significa “passar por cima, ir mais alto”.
O significado de Superávit designa o saldo positivo a partir da diferença da receita (o que se ganha) e a despesa (o que se gasta) ou seja, é o valor médio que sobra das receitas após a dedução dos gastos.
Como termo latino, o superávit procura se referir com positivismo para com a economia de um país, afinal significa que as exportações deste foram em maior valor do que as importações.
Desse modo, entende-se que, ao final de um determinado período de tempo, entrou mais dinheiro no país do que saiu (através das importações).
Dentro do conceito de superávit, existem outras duas especificidades – são dois tipos de superávits que podem aparecer na balança comercial de uma nação:
No caso do superávit primário, define-se como o tipo de superávit resultante da subtração da receita (do valor ganho) com a despesa, mas sem a inclusão dos juros de dívidas públicas.
Ou seja, o superávit primário é o valor que resta da receita depois do pagamento de despesas, excetuando-se os juros referentes às dívidas públicas. Essa receita, no caso, não se configurará como dinheiro, mas sim como patrimônios de posse governamental, impostos, lucro de empresas governamentais e outros valores, como alguns dos principais meios de arrecadação.
Já nos gastos, citam-se como principais as obras públicas, os salários e as manutenções públicas. Caso ocorra um valor positivo no balanço, os lucros tendem a ser utilizados no pagamento das dívidas internas.
Já o superávit nominal é um tipo de superávit mais completo, justamente por fazer a inclusão, nas contas, dos juros da dívida pública.
Isso quer dizer, por exemplo, que quando o Governo arrecada o suficiente para fazer o pagamento de todas as dívidas (no caso, um superávit primário) e o valor que sobrar ainda é o bastante para quitar os juros da dívida por um certo período de tempo, está se tratando de um superávit nominal.
Ou seja, mesmo quitando suas dívidas, há uma “sobra” de capital.
Déficit e superávit são duas palavras presentes na área da Economia – ambos descrevem as movimentações realizadas na balança comercial de um país.
Por um lado, se encontra o superávit – termo que corresponde ao que “sobra” (receita) após o pagamento de todas as despesas do Estado, podendo inclusive representar um volume maior das exportações do que as importações, pois o país foi capaz de vender mais produtos do que comprar produtos de outras nações.
O oposto de superávit é justamente o déficit, sendo usado para se referir a situações onde acontece um volume de importações (compra) de produtos maior do que de exportações (venda), o que faz com que o país aumente ainda mais o valor de sua dívida.
Nesse caso, o déficit se apresenta como um saldo negativo, ou seja, um prejuízo visualizada na balança comercial.
Em geral, o déficit pode ocorrer por conta de gastos em excesso ou pela própria má gestão dos recursos existentes, entretanto existem até causas intencionais: quando o governo procura criar um orçamento cíclico ou realimentado com o intuito de aquecer a economia, manipulando-a conforme os interesses do país.
Veja também o significado de Déficit.
O significado de Superávit está na categoria Significados