Sunitas são os povos seguidores do Islamismo, conhecidos como “Povo do Suna e da Coletividade”.
Sunita é uma palavra proveniente do Árabe sunna, que aborda a parte tradicional existente na lei muçulmana, com base nas palavras de Maomé (fundador do Islamismo e autor do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão) e de seus primeiros seguidores. Sunna também é chamado de “Caminho Percorrido”.
Os sunitas, portanto, são as pessoas que são adeptas do Islamismo – religião que, como diversas outras (em que ocorrem segmentos), apresenta como duas maiores vertentes o Sunismo e o Xiismo.
A grande maioria dos muçulmanos, atualmente, é sunita – a estatística aponta que beira entre os 85% e 90% da população que tem a crença no Islamismo. Nesse caso, as práticas da tradição sunita são baseadas nos relatos das ações realizadas do profeta Maomé e de seus seguidores.
As correntes islâmicas tiveram seu surgimento posteriormente à morte de Maomé, pois não existia concordância sobre quem deveria suceder a liderança da comunidade. Por isso, houve uma disputa (em 632 d.C.) pelo direito de sucessão do profeta Maomé – acontecimento que foi responsável pelo crescimento da comunidade islâmica, além da criação de novos grupos políticos, sendo que dois se tornaram majoritários: os sunitas e os xiitas.
Para os sunitas, não há herdeiros legítimos deixados por Maomé. Nesse caso, esse grupo acredita piamente que deve-se ser feita uma votação com as pessoas da comunidade islâmica para eleger o sucessor.
Os sunitas têm Maomé como o último profeta, embora venerem todos os profetas que estão mencionados no Alcorão.
Embora os membros sunitas e xiitas coexistam há séculos e até compartilham diversas práticas e crenças, há locais que são palcos de conflitos entre os dois grupos (como, por exemplo, no Líbano, Síria, locais do Iraque e no Paquistão), enquanto que em outros até mesmo casamentos entre sunitas e xiitas são liberados (como é no caso de áreas urbanas do Iraque).
Os xiitas são as pessoas que veem Ali (primo e genro de Maomé) como o sucessor legítimo da comunidade islâmica. No início, os xiitas eram uma facção política, os “partidários de Ali”.
Dessa forma, os dois grupos possuem diferenças notáveis nos campos voltados para a teologia, doutrinas, rituais, leis e até mesmo na organização religiosa. É comumente perceber que os líderes de ambos os grupos frequentemente competem entre si.
O significado de Sunitas está na categoria Significados