Sudorese é a propriedade do organismo que permite a expulsão do suor e controle da temperatura corporal e que pode ser feita por meio das axilas, rosto, sola dos pés e palmas da mão.
É a transpiração do corpo quando o mesmo alcança uma temperatura superior a 37º C ou quando uma pessoa realiza alguma atividade ou movimento que permite a liberação do fluido. Em casos excessivos, o recomendável é consultar com um dermatologista, o qual deverá analisar, inclusive, as glândulas sudoríparas (que são inervadas pelo sistema nervoso simpático) para verificar qual é o problema.
É uma condição anormal e que pode provocar com que as mãos fiquem úmidas e frias como também a desidratação e infecções de pele. Geralmente pessoas que sofrem com Hiperidrose desenvolvem problemas emocionais devido a essa condição.
Também conhecida como Essencial e está ligada a hiperatividade das glândulas responsáveis pelo suor. É provável que esteja ligada a fatores genéticos e ocorrem, em maior frequência, nas áreas corporais visíveis como axilas, face, pés e mãos.
É a sudorese que tem origem em problemas como o hipertiroidismo, obesidade, menopausa e distúrbios psiquiátricos.
Caracteriza-se pela vermelhidão aparente da pele do rosto, pescoço, orelhas e até parte do tronco e ocorrem devido à dilatação dos vasos sanguíneos, cujas áreas que houve um maior aumento são as que ficam mais visíveis a olho nu.
A ocorrência desse tipo de rubor pode ser provocada naturalmente ou provocado através do calor, ingestão de álcool, pratica de exercícios físicos, menopausa e fatores de ordem emocional como a ansiedade, estresse e nervosismo.
Os sintomas da ruborização geralmente estão ligados a problemas como rosácea (doença comum de pele), dermatite seborréica, lúpus, Tireotoxicose (disfunção benigna da tireoide), entre outros.
O significado de Sudorese está na categoria Significados