Sucateamento é um substantivo masculino. O termo vem da junção da palavra sucata, do Árabe suqata, que significa “aquilo que cai”, mais o uso do sufixo –mento.
O significado de Sucateamento aborda a ação ou resultado de sucatear, que abrange o ato de transformar algo em sucata.
A palavra sucata remete a peças de metal que foram inutilizadas por conta de seu uso ou oxidação, mas que podem ser refundidas, isto é, que podem ser reaproveitadas. Sucata é o mesmo que ferro-velho, já que estes materiais permanecem em um local que realiza a reciclagem para, posteriormente, fazer a venda a empresas que transformam o lixo em algo novo.
Assim, o sucateamento parte para a fabricação de objetos, como é o caso de instrumentos, por exemplo, como até mesmo roupas ou brinquedos de sucata.
A palavra sucata ganhou popularidade graças à novela “Rainha da Sucata”, exibida ainda na década de 1990 através da TV Globo. A trama tinha uma personagem que havia enriquecido justamente com os negócios de ferro-velho da família, incorporando-se como a “rainha da sucata”.
No sentido figurado, o sucateamento é um termo utilizado para representar o estado de degradação ou de abandono de alguma coisa, sendo causado também pela falta de renovação, por exemplo.
A crítica ao estado de abandono de algo é muito comum, portanto, como significado figurado para a palavra sucateamento. No Brasil, isso é frequente ao comentar sobre os serviços públicos.
Um dos exemplos mais críticos do país está relacionado ao sucateamento da educação, pois representa um descompromisso (ou mesmo a irresponsabilidade) dos governos em proporcionar uma formação educacional de qualidade para as crianças e jovens. O resultado desse sucateamento são os péssimos níveis de alfabetização, educação extremamente atrasada, remuneração indiscutivelmente injusta para os professores, entre outros fatores.
Da mesma forma, encontra-se problemas de sucateamentos das universidades federais, ocasionada pela falta de investimentos da União em diversos aspectos – desde a estrutura até a formação do corpo docente.
O termo sucateamento estará presente também em outros âmbitos que envolvem o brasileiro. São exemplos:
Existem dúvidas sobre a grafia de uma palavra associada a sucateamento, não sabendo se o correto é sucateado ou sucatado. Na realidade, ambas fazem parte da Língua Portuguesa, sendo sinônimas, pois determinam o que é considerado uma sucata ou que foi encaminhado para a sucata – embora, o uso mais comum seja do termo “sucateado”.
Sucateamento em inglês pode ser traduzido como wrecking.
O significado de Sucateamento está na categoria Significados