Subversivo é classificado como um adjetivo e substantivo masculino. O termo deriva-se de subversão, que tem origem no Latim subversio, que significa “destruição”.
O significado de Subversivo descreve a característica daquilo que se subverte ou que irá se subverter. A palavra pode ainda trazer o sentido do que pretende alterar ou derrubar, destruir.
Em outros contextos, o termo irá ter o significado do que causa ou motiva a subversão, a revolta, a manifestação.
Por exemplo:
“Esta carta é subversiva.”
“Seus propósitos são muito subversivos.”
“A manifestação subversiva foi pauta do noticiário.”
Como substantivo, subversivo designa aquele que promove revolta, subversão, insubordinação, perversão ou destruição. Subversivo é um indivíduo que contraria opiniões ou ideias da maioria de um certo grupo, sociedade ou comunidade.
Por isso, uma pessoa subversiva é aquela que luta contra uma ordem estabelecida, contestando-a, buscando uma outra que, na visão dela, seja melhor.
Durante a Ditadura Militar, a palavra “subversivo” era extremamente utilizada. Subversivo era qualquer indivíduo opositor do poder militar – que juntamente com o apoio da elite civil, do ano de 1964 a 1985 –, que era combatido e censurado. Qualquer oposição ao regime ditatorial, que tentava lutar contra ele e pela volta da democracia era denominado como “subversivo”.
Existe o poema chamado “Subversiva”, de autoria do escritor e poeta do estado do Maranhão, Ferreira Gullar (1930-2016). Datado de 1980, este poema faz referência da forma que a poesia pode subverter o estado das coisas. O poema é um tipo de arte que ensina a criticar, a sensibilizar, a fazer com que as pessoas se engajem a mudar.
Subversivo em inglês pode ser traduzido como subversive.
Os sinônimos de Subversivo são:
Os antônimos de Subversivo são: