Subsequente é uma palavra usada para indicar uma coisa que vem depois. É um adjetivo de dois gêneros que deixa entendido que haverá um evento a seguir, por exemplo: A facilidade ao acesso de armas ilegais e a subsequente falta de punições mais rígidas fazem com que os criminosos hajam de forma cada vez mais ousada.
Subsequente tem como sinônimo as palavras, seguinte, posterior, próximo, ulterior e imediato.
Há sobre essas palavras um certo problema, que é o uso da acentuação, o trema: Subsequente ou Subseqüente.
Subsequente e Subseqüente ainda causam um pouco de confusão ao serem escritas, já que na segunda forma, subseqüente, o trema é usado, são esses dois pontinhos em cima da letra “u”, que servia para acentuar palavras onde a pronuncia desse “u” deveria ser bem pronunciada.
Na nova ortografia o uso certo é sem trema, pois no acordo ortográfico em 1990 foi indicado que o trema caísse em total desuso, exceto, claro, em nomes próprios derivados de palavras estrangeiras como Bäumler e Müller.
Sobre o meio profissionalizante de cursos técnicos, existem instituições que adotam o uso de do significado de subsequente e concomitante nos cursos para ajudar o aluno ou indivíduo a identificar o tipo de curso que almeja.
O curso técnico é um curso onde o indivíduo terá ensino prático e teórico para que esteja capacitado ao integrar o mercado de trabalho. O curso técnico é de nível médio e pode ser um curso subsequente ou concomitante.
Como o significado de subsequente é “algo que vem depois”, o curso técnico subsequente é um curso onde o aluno poderá ingressar após terminar o ensino médio. Já o significado de concomitante é “algo que pode acontecer ao mesmo tempo”, ou seja, o curso técnico concomitante é um curso que o aluno pode fazer enquanto está no ensino médio.
O significado de Subsequente está na categoria Significados