Subjetivo é um adjetivo, bem como substantivo masculino. O termo vem do Latim subjectivus, de subjectus, que é particípio passado de subicere, que significa “colocar sob”.
Subjetivo é tudo aquilo que é próprio ou relativo ao sujeito. Ou seja, o significado de Subjetivo é qualquer coisa que se refira ao indivíduo ou mesmo faça parte dele: é individual, tal como uma opinião, por exemplo.
Por isso, subjetivo é algo que está fundamentado na sua interpretação individual, isto é, não pode ser válido para todos os outros.
Algo subjetivo também pode ser algo abstrato, como, por exemplo, um pensamento: é algo que se distingue do que é considerado concreto.
Na linguagem pejorativa, subjetivo é sinônimo de egocêntrico, pois se refere a comportamentos, desejos e vontades individuais.
Subjetivo possui alguns sinônimos que devem ser citados:
Já como antônimos, pode-se apontar:
Na língua inglesa, subjective é a tradução para subjetivo.
Na área do Direito, existem os direito objetivo e direito subjetivo.
O direito objetivo é aquele que estabelece normas de conduta social. É o conjunto de normas que determina a conduta (comportamento) das pessoas nas relações sociais. É tudo o que está previsto em lei.
Por outro lado, o direito subjetivo aborda a vontade individual, a faculdade do indivíduo de agir dentro das regras do direito. Vê-se o direito subjetivo como a oportunidade de a pessoa invocar a lei na defesa do seu interesse.
Entende-se que subjetivo e objetivo são termos opostos.
Enquanto subjetivo é algo que varia conforme o ponto de vista – por ser algo pessoal/individual –, o conhecimento objetivo é aquele tomado através da imparcialidade, ou seja, não há qualquer preferência individual.
Um exemplo é em relação a questionamentos: uma questão subjetiva terá diferentes respostas, pois cada pessoa possui suas crenças, convicções e conhecimentos. Um exemplo de questão subjetiva é: “Você acredita em Deus?”
Já um questionamento objetivo é aquela que receberá a mesma resposta de todas as pessoas envolvidas. Um exemplo de questão objetiva é: “Qual é a cor do céu?”
Abordando a questão dos textos, é possível explicar que um texto subjetivo é aquele que terá expressa a visão e opinião pessoal do autor sobre determinado assunto. Assim, o autor poderá recorrer a qualquer tipo de linguagem de seu interesse para expor suas ideias, tais como: metáforas, sinestesia, metonímias, entre outros.
Alguns exemplos de textos subjetivos são os poemas, crônicas, contos ou poesias.
Ao contrário do texto subjetivo, o texto objetivo compreende informações precisas para quem está o lendo. Portanto, há a transmissão de fatos e conhecimento – sem opiniões próprias.
Exemplos são os textos jornalísticos, técnicos e científicos.
Na área da Filosofia, o termo subjetivo pode ser conceituado como algo pessoal, particular ou relevante sobre um indivíduo. Ainda na Filosofia, subjetivo é o que se diz do que é adequado apenas a uma pessoa ou mesmo que só interessa ou pertença a ele.
Immanuel Kant, filósofo alemão, trabalhou o tema da subjetividade – é usado de maneira a anunciar convicções e sentimentos.
O significado de Subjetivo está na categoria Significados