Subjetividade é um substantivo feminino que tem origem na junção de duas palavras do antigo latim: subicere (colocar sob) e jacere (jogar, atirar), produzindo subjectivus, que tinha o significado de jogar algo embaixo de alguma coisa.
Usamos o termo subjetividade para definir o que é próprio de cada pessoa, de seu pensamento e de seus sentimentos. A subjetividade varia de acordo com os conceitos que cada pessoa possui, o que lhe permite ter opinião própria sobre assuntos que lhe são colocados.
A subjetividade é a visão própria de cada ser humano e advém das próprias experiências de vida, das suas crenças e valores. Num exemplo simples, podemos dizer que o gosto pessoal é algo subjetivo, pois cada pessoa tem o seu, independente de outros. Algo como gostar da cor amarela em vez de gostar da cor verde.
Em Psicologia, a subjetividade tem um conceito mais aprofundado, tratando das inquietações específicas de um indivíduo, e é entendida como o seu espaço íntimo, como ele relaciona o seu mundo interno com o mundo social, ou externo. A subjetividade, então, é o mundo interno de qualquer ser humano, composto de emoções, pensamentos e sentimentos.
O significado de Subjetividade está na categoria Significados