Subentendido é algo tácito, que não precisa estar expresso para que o interlocutor possa entender do que se trata. Dessa forma, algo subentendido não precisa ser expresso de forma explícita e, por isso, o interlocutor pode supor e admitir como verdadeiras suas suposições para captar o real significado.
Subentendido é uma variação do verbo “subentender”, que, por sua vez, é composto pelas pelo prefixo “sub” e pela parte “entender”.
O verbo “entender” vem do verbo latino intendere. Essa expressão latina, por sua vez, vem do também latim intendo, que significa “esforçar-se para; visar a”.
A maior representação gráfica da palavra subentendido encontrada na escrita é o uso de reticências (...). O uso dessa pontuação dá uma ideia de pensamento vago e o deixa aberto ao interlocutor e à sua interpretação.
Assim, usam-se as reticências quando se deseja deixar subentendido qualquer elemento anterior de um diálogo ou situação em geral.
Ao utilizar a escrita, muitas coisas são deixadas para a interpretação do leitor, que fica responsável por preencher essas lacunas textuais de acordo com sua própria bagagem. Esse tipo de recurso é chamado de implícito e pode ser de dois tipos diferentes: pressuposto ou implícito.
Os pressupostos são implícitos que utilizam elementos da própria língua, como advérbios, para identificar o sentido pretendido pelo autor. Com seu uso, não existem margens para interpretações, mas muitas vezes eles não são sequer notados, já que compõe a leitura naturalmente.
Já os subentendidos implicam algum juízo de valor ou julgamento em geral e, por isso, podem ter múltiplas interpretações. Um clássico caso de subentendido na literatura brasileira é o livro “Dom Casmurro”: embora Machado de Assis nunca tenha revelado a verdade, existe um subentendido sobre a (possível) traição de Capitu a Bentinho. Assim, cabe a cada leitor utilizar outros elementos textuais para chegar a sua própria interpretação.
Embora seja um recurso da escrita, entretanto, o subentendido também pode ser utilizado em outras obras artísticas, como em filmes e séries. Esse recurso é utilizado quando a obra é deixada em aberto, sem um final exatamente conclusivo.
Assim, subentendido é uma palavra de significado simples, mas também pode significar um recurso textual e de criação artística muito utilizado por autores em suas obras.
O significado de Subentendido está na categoria Significados