Stricto Sensu é uma expressão de origem latina que significa “em sentido estrito”, ou seja, é um termo utilizado para se referir a determinada interpretação que deve ser compreendida em seu sentido exato e literal não admitindo interpretação extensiva.
A palavra stricto sensu é também utilizada em outros idiomas e em diversas áreas de estudo como Direito, Semiótica, Biologia, Linguistica e outras.
Stricto sensu lê da seguinte forma: istríquito sênsu.
Muitas pessoas tem dúvida quanto ao que é lato sensu e stricto sensu.
Ambas as expressões integram um conjunto de expressões latinas que também fazem parte do universo acadêmico. A diferença está quanto à utilização dos termos lato sensu e stricto sensu. Esses se devem ao objetivo de ampliar ou estreitar o campo de abrangência no que se refere a um dado assunto.
As expressões “família lato sensu” e “família stricto sensu” são utilizadas por alguns sociólogos.
Os estudiosos de Direito definem a jurisprudência stricto sensu como sendo aquela que se aplica às decisões relacionadas a um tipo de caso em particular. Já a lato sensu como o conjunto de todas as decisões jurisdicionais.
Foram introduzidas no sistema de ensino brasileiro as expressões stricto sensu e lato sensu para diferenciar os cursos de pós-graduação de maior e menor duração.
Geralmente é visto, por desconhecimento do latim, as grafias strictu sensu ou stricto senso que estão evidentemente incorretas. Por se tratar de uma expressão pertencente a outro idioma ela deve ser obrigatoriamente escrita como na língua de origem, ou seja, a forma correta é stricto sensu. A palavra lato sensu segue a essa mesma regra.
Em alguns países, como nos Estados Unidos e Inglaterra, é usual empregar a expressão stricto sensu com a ordem de seus elementos invertida, o que passa a ficar da seguinte forma – sensu stricto. Isso se deve a conhecida posição do adjetivo que obrigatoriamente no inglês deve ser anteposto ao subjetivo.
O significado de Stricto Sensu está na categoria Significados