Schutzstaffet, “esquadrilha de proteção” em português, é o nome alemão dado à organização paramilitar criada pelo partido nazista para proteger Adolf Hitler na época da Segunda Guerra Mundial. Sua insígnia, no ombro dos militantes, era SS.
A SS foi criada em 1925 com o objetivo de proteger Hitler e os dirigentes do partido nacional-socialista, como era chamado o Partido Nazista, com o nome de Sturmabteilung, ou Divisões de Assalto (conhecida pela sigla SA). Era semi-independente e ameaçava o poder de Hitler. Aos poucos o partido nazista foi substituindo seus homens e a transformando na SS, transformando-se num grupo de elite composto de homens selecionados racialmente e muito disciplinados.
Sob o comando de Heinrich Himmler, um dos homens de confiança de Hitler, a SS cresceu a partir de 1939, chegando a contar com cerca de um milhão de integrantes, exercendo enorme influência política no Terceiro Reich e acabando por ser a responsável pelos maiores crimes contra a humanidade cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Seu lema era “Minha honra chama-se lealdade” e seus membros eram selecionados primeiramente pela descendência ariana (precisavam provar ter ascendência ariana desde 1750), pertencendo à chamada “raça pura” idealizada por Hitler, a quem tinham que prestar juramento de lealdade.
A SS chegou a ter seu próprio exércio, a Waffen SS (SS Armada), que era independente do exército (Wehrmacht) e, com o tempo, absorveu a polícia secreta nazista, Gestapo, o órgão que controlava as polícias (Sicherheitsdienst – SD), o Serviço de Inteligência e também o Einsatzgruppen, criado para exterminação dos grupos étnicos minoritários, entre eles os judeus, negros e homossexuais.
Os serviços de inteligência, ou “Serviços Secretos”, também podem ser conhecidos com a sigla SS. Trata-se de departamentos dos governos que têm como objetivo recolher ou interceptar informações importantes de outros estados, com o objetivo de dar proteção às possíveis ameaças externas, utilizando a espionagem para cumprir seus objetivos.
Chevrolet SS
SS também é a sigla do Super Sport, tratando-se aqui de um pacote de desempenho criado pela Chevrolet e instalado em alguns de seus carros, como o Chevelle, o Camaro, o El Caminho, o Opala, o Monte Carlo e o Nova, entre os modelos mais antigos.
Os novos como Astra, Corsa, Camaro, Lumina e Meriva, entre outros, também podem ter instalados o pacote SS.
O significado de SS está na categoria Significados