Spread é uma palavra de origem inglesa, usada como substantivo ou verbo.
Spread, quando trata-se do verbo, significa espalhar alguma coisa ou até mesmo estender algo sobre outra. Em alguns casos, é usado também como significados: irradiar, untar, alastrar, divulgar e passar, sempre dependendo do contexto da frase.
Já quando visto do ponto de substantivo, tem como significado propagação (notícias, doenças e conhecimentos, por exemplo) ou extensão.
A palavra spread é muito conhecida na área de técnicas laboratoriais, com o termo spread-plate, que significa espalhamento em superfície. Esse termo condiz com uma das técnicas mais usadas de contagem de micro-organismos em uma amostra.
No âmbito da Economia, a palavra spread tem como significados:
Spread bancário, nesse contexto, denota o sentido de “margem”.
Simplificadamente, o spread bancário significa a diferença entre o juro tomado (aquele que o banco paga ao captar o recurso) e o juro emprestado (aquele que o banco cobra na hora de conceder um empréstimo a uma pessoa física ou jurídica). Essa taxa de juros é aquela que incide, principalmente, sob financiamentos.
Cada país possui uma taxa variável. No Brasil, o valor do spread bancário contém dois impostos: o IOF e o CPMF. Desse modo, o valor do spread bancário é variável para cada banco, pois tem esse acréscimo além do valor da taxa de juro cobrada no financiamento/empréstimo.
Para os bancários, consegue-se maior lucro quando o spread é mais alto.
Como pode-se imaginar, o spread bancário do Brasil é um dos mais altos do mundo. Mesmo com as críticas sob o desuso desse dinheiro para impulsionar a economia (e nem o valor total pelo próprio banco), nada é feito para abater o valor de tal problema.
O significado de Spread está na categoria Significados